Conheça o perfil dos expositores e debatedores do seminário CONASS Debate: saúde para onde vai a nova classe média

 

No próximo dia 24, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde irá promover, em Brasília, o seminário CONASS Debate – Saúde: para onde vai a nova classe média. Confira abaixo o perfil dos expositores e debatedores que irão participar do evento.

Ana Maria Malik – ­­Professora adjunta, pesquisadora e coordenadora do Gvsaúde da Fundação Getúlio Vagas (FGV/SP) é também diretora adjunta do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA) e presidente do Conselho da Associação Latina para Análise de Sistemas de Saúde (ALASS). Atua como professora convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professora convidada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

 

 

 

 

 

José Cechin – Diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa 15 grupos de empresas de plano de saúde responsáveis pela proteção de 19 milhões de beneficiários, o que representa 33% do setor. Cechin é engenheiro, economista e político e foi ministro da Previdência Social no governo Fernando Henrique Cardoso em 2002. Antes disso, foi secretário executivo do ministério por sete anos.

 

 

 

 

 

 

José Gomes Temporão – O diretor executivo do Instituto Sul-americano de Governo em Saúde, José Gomes Temporão, foi ministro da Saúde durante o segundo mandato do governo Lula. Médico sanitarista, foi, durante 32 anos, professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.

 

 

 

 

 

Lígia Bahia – Professora do Instituto de Saúde Coletiva e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ligía Bahia possui ainda mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).

 

 

 

 

 

 

Renato Meirelles Sócio diretor do Data Popular, empresa especializada no conhecimento dos consumidores das classes C e D, Meirelles é considerado um dos grandes especialistas em mercados emergentes e no conhecimento dos valores e opiniões da nova classe média brasileira. Escritor e colunista, conduziu diretamente mais de 350 estudos sobre o impacto das mudanças sociais nos negócios, nos serviços públicos e no comportamento dos brasileiros.

 

 

 

 

 

Ricardo Paes de Barros – Subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, é considerado um dos maiores especialistas em políticas públicas do Brasil. Foi o líder intelectual do grupo de economistas responsável pela concepção técnica do programa Bolsa Família. O subsecretário é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, doutorado em Economia pela Universidade de Chicago e pós-doutorados em Economia pelas Universidades de Chicago e Yale. Desde 1979, trabalha como pesquisador Ipea, conduzindo pesquisas no campo de desigualdade social, educação, pobreza e mercado de trabalho no Brasil e na América Latina. Foi professor convidado da Universidade de Yale e diretor de Estudos Sociais do Ipea. Nos anos de 1995 e 2000, foi premiado com o prêmio Haralambos Simedionis e em 2000 com o prêmio Mário Henrique Simonsen. Em 2005, Barros foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de comendador e no ano 2009 foi admitido para Academia Brasileira de Ciências. Recebeu em 2010 a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do MCT, em 2011 a Condecoração da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil e em 2012 recebeu o Prêmio Celso-Furtado em estudos-sociais.