Conselho Nacional de Saúde homenageia OPAS/OMS pelos 120 anos

cns.opas

O Conselho Nacional de Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) celebraram mais do que uma homenagem mútua em razão dos 85 anos do CNS e dos 120 da OPAS. Escreveram mais um capítulo na história da luta conjunta na defesa do SUS e da Democracia.

“A vida tem me dado esta oportunidade de compartilhar as mesmas convicções. Temos lutado por muito anos pela saúde, pelo bem-estar e pela soberania dos nossos povos. Hoje tenho oportunidade de fazer este reconhecimento de muitas lutas, de participação social em nossos países, neste momento difícil”, disse Socorro Gross, Representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) sem deixar de lembrar da perda de amigos em decorrência da pandemia da Covid-19.

Ela destacou ser uma honra para a Opas caminhar lado a lado com o CNS. Ao entregar a placa de homenagem ao CNS, Socorro Gross, reconheceu e agradeceu o controle social pelo trabalho feito para garantir um futuro com mais saúde, acesso, equidade, justiça e inclusão para todas as pessoas que moram no Brasil e inspiram os demais países da região. “A Opas está de portas abertas, onde podemos falar quando temos divergência e convergência, mas com um único objetivo, que todos possam ter saúde, bem estar e direitos, porque a saúde é um direito. Vida longa ao SUS!”.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto agradeceu pessoalmente a dra. Socorro Gross por seu empenho na defesa do trabalho do coletivo do CNS, especialmente no último período. Cada qual tem o seu papel. Este é um momento de muita alegria, em que a democracia venceu, o fortalecimento do SUS venceu!

“Pensamos várias datas, por uma razão ou outra chegamos a este dia. Não há momento melhor para a gente celebrar e fazer esta homenagem conjunta entre Opas e CNS, porque simboliza o quanto vem sendo construído”, disse Pigatto. O presidente do CNS ressaltou que a pandemia ensinou com muita luta e que o controle social se intensificou como referência, fonte informação, apontando altenativas no enfrentamento da pandemia. “ O fortalecimento do SUS venceu”!

Para Haroldo Pontes, assessor técnico do Conass, o CNS faz parte da história do SUS. “Foi na primeira Conferência de Saúde que foi iniciada a construção do retrato epidemiológico do Brasil, dando diretrizes para as políticas públicas no setor e para as necessidades da população”, disse. Além disso, Pontes falou da importante participação de Socorro Gross ao longo dos anos e principalmente durante a pandemia. “Ela foi a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa. Foi uma grande referência nesse período crítico”, enfatizou.

Fonte: CNS