A contribuição da Planificação da Atenção à Saúde para o Sistema Único de Saúde

Mais de 200 pessoas participam da reunião Conjunta das Câmaras Técnicas de Atenção à Saúde, Atenção Primária à Saúde e Epidemiologia

Desde ontem (10) e até o final do dia, o Conass realiza, em Brasília, o seminário “O futuro do Sistema Único de Saúde: a contribuição da Planificação da Atenção à Saúde para o SUS”, onde estão sendo apresentados os principais resultados das ações relacionadas à Planificação da Atenção à Saúde (PAS). O público alvo do seminário são as Câmaras Técnicas de Atenção à Saúde, de Atenção Primária à Saúde e de Epidemiologia dos 27 estados, além de convidados de municípios e regiões que desenvolveram o projeto.

Os facilitadores da PAS também participam do encontro e fazem, no dia de hoje (12), uma avaliação criteriosa e detalhada do trabalho desenvolvido em todo o país, além do planejamento para 2019 da nova etapa da planificação, considerando que o Conass seguirá com a execução das 5ª e 6ª gerações do projeto e acompanhamento do trabalho iniciado em diversos estados, tendo em vista que muitos deles estão em diferentes estágios de desenvolvimento da PAS.

A expansão da Planificação da Atenção à Saúde segue em 2019, operacionalizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e pelo Hospital Albert Einstein.

Painéis

O primeiro painel de debates do encontro tratou das “Redes de Atenção à Saúde”, no qual foram apresentadas as experiências:

  • A Planificação da Atenção à Saúde na organização das Redes de Atenção à Saúde;
  • Redes de Atenção à Saúde: Planejamento Regional Integrado;
  • O papel da epidemiologia na organização das Redes de Atenção à Saúde.

No segundo painel “A Rede Materno Infantil”, foram apresentadas:

  • A organização da Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil em Caxias/MA;
  • A situação da Saúde Materno Infantil no Brasil e suas implicações na organização das Redes de Atenção à Saúde.

Em seguida, o terceiro painel abordou “O Modelo de Atenção às Condições Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”, no qual foram apresentadas:

  • A Rede Cuidar: a gestão da condição em saúde da população com hipertensão e diabetes na região Norte do espírito Santo;
  • O matriciamento como ferramenta para a integração entre a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada na região Leste do Distrito Federal;
  • Coordenação do cuidado na reumatologia em Uberlândia/MG;
  • O cuidado na rede de Atenção à Saúde do Idoso em Munhoz de Melho/PR.

“O papel das SES na Planificação da Atenção à Saúde” foi o quarto painel do evento, com as apresentações:

  • O papel do estado na organização das Redes de Atenção à Saúde nas regiões de saúde nos estados de Rondônia, Goiás e Maranhão;
  • O papel da regional de saúde na organização das Redes de Atenção à Saúde na região Norte do Espírito Santo;
  • O papel da gestão estadual no processo de expansão da Planificação da Atenção à Saúde nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo.

O quinto painel foi “A inserção das ações de Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde”, no qual foram apresentadas:

  • Proposta para integrar a Vigilância em Saúde nas atividades de tutoria da Planificação da Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia
  • Desdobramentos da Oficina do Conass sobre Redução das Coberturas Vacinais, pela assessora técnica do Conass Viviane Rocha de Luiz.

ACESSE AQUI TODAS AS APRESENTAÇÕES

O sexto e último painel apresentou as “Iniciativas do Conass para fortalecimento das Secretarias Estaduais de Saúde, no qual foram apresentados o “Programa de Apoio às SES”, pelo secretário executivo do Conass, Jurandi Frtuoso; e os “Projetos Proadi-SUS”, pelo coordenador técnico do Conass, René Santos.

Lançamentos

O encerrando do seminário foi marcado pelo lançamento da publicação “Conass Documenta n. 31 – Planificação da Atenção à Saúde: Um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde”, que apresenta detalhadamente a PAS como potente instrumento de gestão e de organização da APS e da AAE nas RAS. Acesse a Biblioteca Digital do Conass e baixe gratuitamente.

Também foi lançado um vídeo sobre a Planificação da Atenção à Saúde, que será disponibilizado em breve, desenvolvido para ilustrar e relatar o trabalho realizado que impactou positivamente a saúde em todo o país.

ACESSE AQUI AS FOTOS DO EVENTO

ACESSE AQUI O DOCUMENTÁRIO SOBRE OS RESULTADOS DA PLANIFICAÇÃO