Coordenadores estaduais de vigilância sanitária reúnem-se em Brasília

Brasília – As coordenações estaduais de vigilância sanitária reuniram-se hoje (21), na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para o Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Vigilância Sanitária. Além do presidente da Agência, Antonio Barra Torres, e do secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, o encontro teve ainda a presença de representantes das diversas áreas técnicas da Anvisa e de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Frutuoso ressaltou que a vigilância é, em todos os aspectos, de alta relevância para a tomada de decisão na gestão e para a articulação e o desenho de estratégias que tragam segurança à população em qualquer país no mundo, especialmente no Brasil. “Este encontro é de suma importância. Nós do Conass sentimos a necessidade de fazer essa integração com mais constância porque entendemos ser a única maneira de fortalecer a vigilância no Brasil e a maneira mais rápida de convencermos os gestores estaduais e municipais a valorizarem, de maneira assertiva, esra área da saúde pública”, enfatizou.

Barra Torres, presidente da Anvisa, explicou que a iniciativa faz parte do conjunto de ações estratégicas em vigilância sanitária desenvolvido em parceria com Conass, Conasems e demais entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). “Este evento é importante por tudo que ele representa no seu ensejo. Com ele damos início à a realização dos projetos e ações acordadas de maneira tripartite e esperamos promover a qualificação e melhoria de atuação, bem como maior eficiência das ações de vigilância sanitária realizadas em todo o país”, destacou.

O evento continua na quarta-feira (22) e irá propiciar a qualificação dos gestores e de profissionais para a melhoria de sua atuação, considerando a harmonização, a padronização, a modernização e a integração de práticas e ações de controle, bem como do monitoramento de produtos e serviços de interesse da vigilância sanitária. A assessora técnica do Conselho, Maria Cecília Brito, participa dos dois dias do encontro.

Confira a programação completa.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000