Coordenadores Regionais de Saúde realizam primeiro encontro do ano no litoral

Os delegados titulares e adjuntos das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) estão reunidos na Casa de Cultura Érico Veríssimo, em Capão da Canoa, até o final da manhã desta sexta-feira (22) para o planejamento das ações a serem desenvolvidas ao longo deste ano no Estado. O encontro ocorre desde quarta-feira (20).

De acordo com o diretor do Departamento de Coordenação das Regionais (DCR), Marcio Slaviero, a atividade tem caráter mensal e seu objetivo é “integrar as CRSs, atualizando os coordenadores sobre assuntos relevantes e atuais do momento, por meio do compartilhamento de experiências das coordenadorias”. Slaviero destaca que no caso desse evento, o mesmo tem uma simbologia especial, pois além de ser o primeiro do ano, marca o início do 3º ano de governo.

A 18ª CRS, com sede em Osório, abriu o encontro apresentando as ações realizadas em 2012 e os projetos em fase de implantação para 2013. Entre as metas apresentadas, o coordenador Luis Genaro Figoli informou que pretende trabalhar na expansão do Programa Saúde na Escola, que está diretamente ligado ao Estratégia de Saúde da Família (ESF), bem como a criação de um serviço regional de urologia e a ampliação dos 23 leitos de UTI disponíveis para 50.

Na quinta-feira à tarde, o secretário de saúde, Ciro Simoni, se reuniu com os coordenadores e seus respectivos adjuntos para discutir as questões de saúde de cada região. Conforme Simoni, entre as metas da atual gestão está a implantação do ESF nos 497 municípios do Estado e o aumento dos recursos repassados na área de atenção básica. Além disso, foi destacada a necessidade de ampliação da cobertura do SAMU para 100% e da implementação do prontuário eletrônico.

Ciro pediu que os gestores viabilizassem o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que já estão construídas, mas que ainda não estão em funcionamento. “É preciso identificar nas regiões as dificuldades existentes, visando a busca permanente por melhores condições e qualificação dos serviços de saúde oferecidos na rede pública”, ressaltou.

Entre os assuntos abordados nos três dias do evento, estão questões relacionadas à vacinação da gripe H1N1, dengue, Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), hospitais de pequeno porte, contratualizações, estruturação dos serviços de saúde com vistas à Copa do Mundo de 2014, além da avaliação do evento ocorrido em Santa Maria.

Participaram do evento, o secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, os diretores do Departamento de Coordenação das Regionais (DCR), Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Departamento de Ações em Saúde (DAS) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e técnicos de saúde da SES.

Texto e foto: Priscila da Silva – SES/RS
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305