COSEMS-CE promove Seminário para debater Atenção Primária

COSEMS-CE promove Seminário APS: Integrando Responsabilidades Tripartite, para debater Atenção Primária, com a presença do vice-presidente do Conass e secretário de estado da Saúde de Pernambuco, André Longo.

O COSEMS-CE realizou durante toda esta quinta-feira (7) em Fortaleza, o primeiro dia de atividades do Seminário APS: Integrando Responsabilidades Tripartite. O evento segue a retomada das atividades presenciais realizadas pela entidade, seguindo os protocolos sanitários determinados pelo Governo do Estado.

Veja galeria de fotos

Secretários Municipais de Saúde do Ceará, palestrantes e convidados do Ministério da Saúde, Conass, Conasems e Secretaria de Saúde do Estado, participam presencialmente do seminário, que também ocorre de forma híbrida, com transmissão da programação ao vivo e aberta ao público no canal do Youtube do COSEMS-CE.

O seminário iniciou com um painel sobre o Programa de Provimento de Médicos, que contou com um valoroso debate realizado pela presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade, e a Diretoria do Departamento de Saúde da Família (DESF/MS), Renata de Oliveira, mediado pelo Secretário de Uruburetama e Vice-Presidente COSEMS na região de Fortaleza, João de Castro.

Renata de Oliveira lembrou da “dificuldade histórica de prover e fixar médicos nos postos de trabalho nos municípios, o que sempre prejudicou o cuidado e os atributos da Atenção Primária, e esse sempre foi um grande desafio”. Renata de Oliveira falou então sobre o programa Mais Médicos, vigente desde 2013, e as mudanças que ocorrerão para o novo programa de provimento que está em processo de implantação, explicando detalhes como o formato dos editais, as ofertas de vaga, e os critérios estabelecidos.

Em seguida, o Diretor de Gestão em Saúde do COSEMS, Luís Carlos, apresentou a atuação do “Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras”. A apresentação contou com a participação virtual do Secretário Executivo do Consórcio, Marcelo Cabral.

No turno da tarde o Painel 02 Financiamento e estratégias para captação de recursos trouxe uma visão tripartite do Programa Previne Brasil. O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso fez um resgaste dos primeiros debates para implementação do Programa, destacando o aumento considerável de cadastrados desde a implementação da estratégia.

A Secretária Substituta da SAPS/MS, Daniela Ribeiro discursou detalhadamente sobre os critérios dos indicadores do Previne Brasil, uma necessária abordagem diante de um público misto de gestores veteranos e recém empossados. A palestrante usou a realidade de municípios cearenses para explicar, por exemplo, a metodologia de cálculos para captação ponderada.

O assessor técnico do Conasems, Diogo Demarchi, destacou a alimentação dos Sistemas de Informação em Saúde, ConecteSUS, e-gestor, reforçando o trabalho que a entidade nacional vem conduzindo junto ao MS, no esforço para que sejam aprimorados os sistemas, dando cada vez mais clareza e transparência aos dados.

Os debates coordenados pela Secretária de Brejo Santo e Vice-presidente COSEMS Região Cariri, Glauciane Torres, contemplaram as dúvidas sobre questões locais dos gestores e posicionamentos quanto às metodologias do Programa Previne Brasil.

O primeiro dia do Seminário APS foi finalizado com a Assembleia Geral Ordinária de Secretários.

As fotos do primeiro dia de evento você encontra na nossa página no facebook.

 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação do COSEMS/CE