CRE Metropolitano realiza ações aos sábados para reduzir tempo de espera em consultas e exames: mais de 900 usuários atendidos

Em ações realizadas aos sábados, entre os dias 18 de novembro e 16 de dezembro, a Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV) promoveu, por meio do Programa de Redução do Tempo de Espera de Procedimentos, da Secretaria da Saúde (Sesa), consultas e exames para pacientes agendados em diferentes especialidades no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica. No total, foram realizadas, no período, 1.244 marcações, sendo 903 usuários atendidos. Todas as marcações foram confirmadas individualmente via telefone.

Embora as ações tenham alcançado mais de 900 usuários, pouco mais de 27% dos agendamentos não foram realizados, devido ao não comparecimento dos usuários marcados. Ao todo, 341 usuários não compareceram, mesmo havendo confirmação.

A superintendente da Superintendência Regional de Saúde de Vitória, Emilia Marchette, destacou que, apesar do absenteísmo, as ações foram um sucesso e atingiram o objetivo.

“Gostaria de reforçar a toda sociedade que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) que, ao deixar de comparecer a um procedimento agendado, esse usuário perde a vaga e retira a possibilidade de um outro que está aguardando no Sistema de Regulação e que precisa dessa consulta ou exame. Essa conscientização por parte do usuário para fazer o cancelamento da consulta ou exame, caso não possa comparecer, é muito importante”, alertou a superintendente Emilia Marchette.

Ao todo, foram cinco sábados que a população contou com atendimentos em endocrinologia, dermatologia, oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, urologia e nefrologia.

A gerente de Assistência Ambulatorial Especializada da Sesa, Carolina Sanches, reforçou que tais ações são estrategicamente fundamentais para melhorar a assistência prestada à população e fortalecer o acesso aos serviços de saúde.

“Essa ação tem um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas, especialmente daqueles que têm jornadas de trabalho extensas ou enfrentam dificuldades em comparecer durante o horário normal de funcionamento do CRE Metropolitano, permitindo assim que sejam atendidas em um tempo menor de espera, seja por uma consulta ou exame. Já para nós, os gestores e equipes, acalenta nossos corações, pois é gratificante saber que aquele usuário foi atendido antes do prazo previsto”, ressaltou Sanches.

O sucesso da ação foi celebrado pelo diretor do Núcleo Regional de Especialidades de Vitória (NREV), Alex Sandro Ferreira Santos. “O Programa de Redução do Tempo de Espera estabelece um viés inovador a partir do momento em que, unindo forças, estabelece meios para atender os usuários, valendo-se das políticas públicas do Estado e do servidor comprometido em sua missão de oferecer os serviços e propiciar meios para a sua utilização. De posse da meta, superamos desafios e alcançamos centenas de usuários que aderiram à proposta e obtiveram o atendimento. Com propósito, trabalho e dedicação, o SUS ‘não tem limites’”, frisou.

Regulação do Acesso

A chefe do Núcleo de Regulação do Acesso, Bianca Piumbini Rocha Calenzani, explica que o Núcleo Regional de Especialidades de Vitória (NREV) é um dos “prestadores de serviços”, com a oferta de consultas e exames regulados pelo Estado, por meio do Sistema de Regulação.

Além do serviço regulado, a SRSV tem outros programas de acesso “porta aberta”, como o setor de ostomizados, o Programa de Oxigênio e Asma (POA), o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CRPIC) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Cidade). “No caso das consultas e exames ofertados pelo NREV, as marcações são realizadas 100% pelo Sistema de Regulação. A solicitação da consulta ou exame é inserida pelas unidades solicitantes, reguladas por profissionais especialistas que classificam a prioridade do usuário mediante às informações de hipótese diagnóstica. Posteriormente, é realizado o agendamento de acordo com a disponibilidade de vagas”, informou Bianca Calenzani.

Saiba como funciona

– A referência do usuário é sempre sua Unidade Básica de Saúde (USB), onde todas as necessidades devem ser acolhidas. Caso o local não tenha acesso a todas as informações necessárias, deve sempre direcionar a demanda à Regulação Municipal, que terá a resposta mais adequada para o usuário;

– Caso o município não tenha a oferta de serviço que o usuário necessite, será solicitado a consulta ou o exame ao Estado, por meio do Sistema de Regulação, e no dia do atendimento o médico executante irá realizar outros encaminhamentos, também por meio do Sistema de Regulação, se necessário, e sem a necessidade de o paciente retornar a sua unidade de referência, somente irá retornar para retirada do comprovante de agendamento quando ocorrer a marcação;

– O médico da Atenção Primária deve detalhar o exame físico, informar a hipótese diagnóstica, os resultados de exames complementares e CID na solicitação lançada no Sistema de Regulação, para assim contribuir com a qualidade do fluxo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), além do próprio Sistema de Regulação;

– A classificação da prioridade do usuário é baseada nas informações clínicas que o profissional solicitante insere na solicitação que é feita no Sistema de Regulação, e as marcações ocorrem sempre dos usuários classificados com prioridade maior para menor;

– A unidade solicitante é a responsável pelo acompanhamento diário no Sistema de Regulação da solicitação do usuário e pela comunicação com o mesmo assim que ocorre a marcação, imprimindo o comprovante de agendamento e entregando ao paciente em tempo hábil para que o mesmo possa comparecer no dia agendado.

Usuário, fique atento ao dia, hora e local de sua consulta!

– Assim que receber o comprovante de agendamento na USB de referência, uma boa dica é o usuário marcar na agenda o dia, o local e o horário. Colocar uma notificação no celular para lembrar da agenda é importante. Caso, por algum motivo, precise desmarcar o procedimento, lembre-se que o cancelamento do mesmo só pode ser realizado pessoalmente na USB de referência;

– Lembre-se: quando o usuário desiste com antecedência e comunica a  impossibilidade de comparecer a qualquer procedimento agendado para ele pelo SUS, a vaga que se criou com essa desistência é preenchida a tempo por outro usuário que está em espera e que pode estar precisando muito desse atendimento.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Rachel Martins
rachelmartins@saude.es.org.br