CRI iniciou entrega de cadeiras de rodas na VI Ursap

Teve início nesta terça-feira, 27, e se estenderá até a próxima quinta-feira, 29, a entrega de cadeiras de rodas pelo Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA) do RN, na sede da VI Ursap, com sede em Pau dos Ferros.

De acordo com o calendário, a 6ª Região de Saúde, composta por 37 municípios, figura como a pioneira nessa fase de realização dos trabalhos, cujo objetivo é facilitar o recebimento das cadeiras pelos pacientes do interior do Estado, principalmente no Alto Oeste, que é a mais distante da capital potiguar.

Uma equipe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do CRI está fazendo a entrega diretamente aos pacientes, pois as cadeiras são personalizadas e adaptadas, de acordo com as necessidades de cada um. Ao todo, são 128 cadeiras de rodas especiais e de banho.

O alcance do benefício é universal, bastando, para tanto, que haja um encaminhamento médico indicando a necessidade. Após esse procedimento, o próprio paciente, ou um familiar, dependendo da gravidade da situação, dirige-se ao CRI/CRA, em Natal, e passa por uma avaliação dos técnicos do Centro de Reabilitação, faz um cadastro e, em seguida recebe, de forma gratuita, a cadeira totalmente adaptada às suas necessidades.    
Segundo a Terapeuta Ocupacional Auristela Freire Maia, que faz parte da equipe multiprofissional que está executando a ação em Pau dos Ferros, o CRI intenciona capacitar, até o fim do ano, profissionais da área de saúde de todos os municípios pertencentes à Rede de Saúde da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de descentralizar a entrega das cadeiras por Região. “O intuito do CRI é fazer com que o processo seja descentralizado para as Regionais de Saúde, como forma de diminuir a burocracia e dar maior celeridade à entrega desse grande benefício”, destacou.

A ação faz parte de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, via CRI/CRA, que adquiriu, num primeiro momento, 2.330 cadeiras, com investimento global orçado em R$ 1.799.632,00.

Foto: internet

Kelly Barros – Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN