Crianças que fazem atividades físicas têm melhor desempenho escolar

Foto: Corbis ImagesCrianças que fazem mais atividades físicas apresentam melhor desempenho na escola. Esse foi o resultado de um estudo realizado recentemente por pesquisadores de uma universidade em Amsterdam. A informação reforça a importância da atividade física em qualquer etapa da vida. Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade infantil atinge mais de 16% das crianças brasileiras.

De acordo com o coordenador da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, além de prevenir a obesidade, o exercício faz com que o organismo produza substâncias que são responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. “Além da melhor oxigenação cerebral, durante a atividade física são liberadas uma série de substâncias químicas chamadas de endorfinas que parecem também ter benefício para os neurônios.” Ele ressalta ainda que é importante estimular atividades recreativas e não competitivas.

O coordenador afirma que o desenvolvimento integral das crianças começa pela brincadeira. “A ideia é propiciar à criança momentos simples de brincadeiras. Tentarmos organizar a agenda diária ou semanal das crianças de forma a equilibrar as atividades intelectuais dentro de casa. Isso inclui o computador, o videogame, a TV. Mas temos também que agendar atividades físicas em ambientes externos de contato com a natureza. Isso inclui os pais cultivarem uma rotina de saírem pra passear com as crianças, caminhar junto, andar de bicicleta e, mesmo dentro de casa, estimular o brincar livre”.

Blog da saúde