Cuidados Paliativos em pauta no Conass

Brasília – O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso e a assessora técnica Carla Ulhoa, receberam nesta terça-feira (14), Julieta Fripp. Ela, que é médica paliativista e coordenadora da Cuidativas (Centro de Cuidados Paliativos em Pelotas/RS), solicitou o apoio do Conselho ao Movimento Frente PaliATIVISTAS, cujo lema é: “Cuidados Paliativos: Políticas Públicas já”.

Fripp explicou que a iniciativa tem como objetivo aprovar, nas conferências municipais e estaduais de saúde e, consequentemente na 17ª Conferência Nacional de Saúde, a proposta construída pelo movimento, para a implementação de uma Política Nacional de Cuidados Paliativos, com garantia de financiamento, integrada às Redes de Atenção à Saúde e como componente de cuidado na Atenção Primária à Saúde por meio da Estratégia de Saúde da Família. “Sabemos que esta é uma pauta sensível para o Conass e por isso, solicitamos o apoio na mobilização dos estados para que participem das conferências. Aprovar isso na 17ª CNS será mais um argumento robusto para mostrar para o Ministério da Saúde que esta política precisa sair do papel”, observou.

A médica explicou que os Cuidados Paliativos precisam ser um componente do cuidado na Atenção Primária à Saúde. “O Brasil já tem uma classificação do Observatório Internacional de Cuidados em Final de Vida que classifica os países conforme a oferta de cuidados paliativos. Nós estamos no meio do caminho, temos experiências pontuais, mas não temos política”, esclareceu.

O tema já é abordado no projeto PlanificaSUS, conforme explicou Carla Ulhoa. “Dentro da planificação abordamos os Cuidados Paliativos como um macroprocesso da construção social da APS.”, destacou a assessora técnica do Conass.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000