Curso: Uso Racional de Medicamentos na pediatria: doenças na infância 1

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Uso Racional de Medicamentos ocorre quando os pacientes recebem os medicamentos apropriados à suas necessidades clínicas, na dose correta e por um período de tempo adequado, e a um custo acessível para si e para sua comunidade, tendo em vista a promoção e proteção da saúde do paciente.

Considerando a importância de conscientizar estudantes e profissionais de saúde sobre este tema, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), por meio do Departamento de Farmácia, ofertará o curso “Uso Racional de Medicamentos na pediatria: doenças na infância 1″ durante a semana de acolhimento, entre os dias 7 e 10 de março de 2016.

A proposta do curso surgiu a partir do livro, que leva o mesmo nome do curso, idealizado pela Professora Patrícia Medeiros Souza, Felipe Ferreira e Cátia Barbosa Cruz. Com uma abordagem lúdica, utilizando uma linguagem simples e ilustrações que possibilitem uma assimilação maior da comunidade, a publicação tem o objetivo de facilitar o entendimento sobre algumas doenças frequentes na infância, além de abordar questões como o uso de medicamentos durante a gestação, efeitos adversos, precaução, contraindicação e demais dúvidas a respeito da administração de medicamentos.

Todos tópicos mencionados acima serão discutidos durante o curso, que terá 16 horas totais de duração e emitirá certificado.

De acordo com Patrícia Souza, coordenadora do curso, o conteúdo traz uma gama de informações diferenciadas, que poderá impactar positivamente na atuação do profissional de saúde.

“Esperamos que os profissionais de saúde tenham acesso a essa literatura, e que ele saiba que uma pessoa que estiver no Amapá, no Amazonas, ou em um local que não tenha tanta informação, pode utilizar esta referência  de pediatria, elaborada com base em evidências clínicas, na sua população ribeirinha”.

INSCRIÇÃO

As inscrições devem ser feitas no site da Interfoco.

Clique aqui para acessar o passo a passo de como efetuar sua inscrição.

Após o pagamento da GRU, os inscritos deverão encaminhar e-mail para o Interfoco (interfoco@unb.br) com o comprovante de inscrição para que ela possa ser efetivada.

CATEGORIA Valor (R$)
Profissionais, docentes, pesquisadores 100,00
Estudantes 50,00

É necessário o uso de notebooks durante o curso. Cada participante deverá trazer o seu equipamento.

Dúvidas e outras informações, entre em contato pelo e-mail: comunicafs2014@gmail.com ou ligue (61)3107-5921.

SERVIÇO

Uso Racional de Medicamentos na pediatria: doenças na infância 1
Coordenação:
Prof. Dra. Patrícia Medeiros de Souza, Coordenadora do Curso de Farmácia, do Curso de Especialização em Farmacologia Clínica e professora do programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB)
Data: 07 a 10 de março de 2016
Horário:
14h às 18h (no dia 09/03 o curso será ministrado no período da manhã, das 8h às 12h)
Local: Auditório 3, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília