DEGERTS define cronograma para curso de Saúde do Trabalhador

O Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS) participou nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, da reunião para fechamento do Curso “Gestão das condições de trabalho e da saúde do trabalhador na saúde”, em Belo Horizonte.

Para realização do evento, o Degerts firmou parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

O curso é uma extensão universitária, semipresencial, para qualificação de gestores e trabalhadores do setor, com o objetivo de iniciar a implementação do protocolo da política nacional de promoção de saúde do trabalhador da saúde, aprovado na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) do Sistema Único de Saúde (SUS) e assinado, pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Com carga horária de 136 horas e certificado emitido pela UFMG, o curso oferecerá 400 vagas para o ano de 2012.

Durante a oficina, foi apresentada e discutida a versão final do curso, produzida pela UFMG, a partir das considerações de toda equipe: objetivos, conteúdos, exercícios e caderno do aluno. Além disso, foi apresentado a plataforma EaD, estrutura e metodologia do curso (planejamento dos encontros presenciais e dos  módulos em EaD, monitoramento da frequência,  número de vagas por estado, organização das turmas, trabalho final e acompanhamento de egressos, professor-coordenador por módulo).

Para a Coordenadora-Geral de Gestão do Trabalho (DEGERTS/SGTES), Ana Paula Cerca, a reunião definiu todas as pendências para fechamento do cronograma do curso. “A oficina teve o objetivo de acertar metodologia, amarrar conteúdo, estrutura e os próximos passos. Nossa previsão é que na segunda quinzena de março, iniciemos a primeira turma”.

Natalia R. Pinheiro
Jornalista / Núcleo de Comunicação
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G – Edifício Sede – sala 739
Brasília – DF CEP 70058-900
Telefone: 61 3315 2993