Delegados participam da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Brasília – Começou ontem (15), em Brasília a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CNSTT). Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de todos e todas e Dever do Estado”, o evento tem como objetivo a promoção, a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade. Ao todo 1.128 delegados eleitos em todo o país participam do encontro.

Representando a gestão estadual, o presidente do CONASS, Wilson Duarte Alecrim, afirmou que a Conferência será um marco na saúde do trabalhador brasileiro. “Em nome dos secretários estaduais de saúde, quero deixar claro o nosso compromisso de acatarmos as decisões que aqui serão tomadas para leva-las à 15ª Conferência Nacional de Saúde, no ano quem vem”, disse.

Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde, levantou diversos aspectos importantes que precisam ser debatidos quando o assunto é a saúde do trabalhador. “Não haverá saúde do trabalhador se nós não discutirmos a reforma tributária, a reforma democrática, mas quero ressaltar a importância de defendermos um sistema de saúde que dialogue melhor com o sistema previdenciário”, observou.

O ministro da Saúde Arthur Chioro, falou sobre a importância de que todas as instâncias de pactuação participem de momentos como a 4ª CNSTT. “As instâncias de pactuação são decisivas. Nós podemos sair dessa conferência com as melhores diretrizes, mas se não construirmos esse processo de pactuaçao envolvendo as secretarias municipais e estaduais de saúde e todos os atores que efetivamente constroem no dia-a-dia o Sistema Único de Saúde nós não teremos êxito na implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

O encontro acontece até a próxima quinta-feira (18), no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB).

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222-3000