DF já imunizou 100% da população acima dos 70 anos

População é estimada em 142,1 mil pessoas; percentual de vacinados considera os indivíduos que receberam as duas doses da vacina

O Distrito Federal atingiu, na última segunda-feira (12), a marca de 100% da população estimada de 70 anos ou mais com a imunização contra a covid-19 completa, ou seja, 100% do público vacinado com as duas doses da vacina anticovid. Ao todo, segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a capital do país soma 142.131 indivíduos com 70 anos ou mais.

População com 70 anos começou a ser vacinada em março – Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

O percentual de vacinados ultrapassa 100% nos grupos acima de 70 anos. Isso ocorre pois consta nos registros da vacinação a aplicação de doses em pessoas de outras unidades da federação que se vacinaram no DF, ou seja, mais pessoas além do previsto.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, comemorou mais esse avanço no processo de vacinação no Distrito Federal. “Estamos alcançando a imunização de um público significativo da população graças ao empenho dos profissionais de saúde da rede pública e ao apoio que temos recebido do governador Ibaneis Rocha para evoluirmos em meio a tantas adversidades”, disse Okumoto, lembrando que o Distrito Federal “faz a vacinação de pessoas de todos os estados da Federação e sempre tem garantido a aplicação da segunda dose, completando de forma correta a imunização”.

Nos grupos de 60 a 64 anos e de 65 a 69 anos, a cobertura ultrapassa 90% com a primeira dose, no entanto, com a segunda, o percentual de vacinados ainda é baixo, com apenas 10,73% de doses de reforço aplicadas em pessoas de 60 a 64 anos. A diferença ocorre porque a maioria dos indivíduos dessa faixa etária recebeu a vacina AstraZeneca, cujo intervalo é maior, de 90 dias. A vacinação desse público começou em abril, e julho será o mês em que a maior parte desse público deve voltar aos pontos de vacinação para completar o ciclo vacinal.

A campanha de vacinação no DF atualmente contempla o público de 41 anos ou mais. Em coletiva de imprensa na última segunda-feira (12), os secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha e de Saúde, Osnei Okumoto, informaram que a vacinação irá avançar para mais faixas etárias na próxima semana com a previsão da chegada, até sexta-feira (16), de mais doses de imunizantes contra a covid-19. Com a nova remessa, poderá ser aberto agendamento para quem tem 38, 39 e 40 anos, além de reabrir a marcação para as pessoas de 41 anos.

Ainda na coletiva, os secretários disseram que, após inúmeras reuniões, o Ministério da Saúde comprometeu-se a readequar as doses da vacina enviadas ao Distrito Federal, uma vez que os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que contabilizavam a população residente no DF estavam desatualizados.

Até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose, 368.426 receberam a segunda dose e 33.729, a dose única.

EDIÇÃO: JOSÉ CARLOS BARROSO

Fonte: Ascom SES/DF

 

<-Voltar