Dia Mundial da Higiene das Mãos

Os últimos dois anos foram marcados pela pandemia da Covid-19. Sabemos que uma das principais maneiras de evitar a transmissão do vírus, das doenças parasitárias e bacterianas é com uma boa higienização das mãos. Nesse contexto, para exaltar a necessidade de salvar vidas por meio de um simples gesto, hoje (05), é comemorado o Dia Mundial de Higiene das Mãos.

Sabe-se que a maioria das gripes, resfriados, hepatites e intoxicação alimentar e infecções hospitalares são transmitidas pelas mãos contaminadas. Portanto, não é exagero apoiar a prática da higienização para evitar diversas doenças.

A iniciativa, além de conscientizar as pessoas e estimular os profissionais de saúde a terem sempre boas práticas de higiene, tem como objetivo tornar esse hábito como prioridade mundial, já que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmam que lavar as mãos da forma correta evita em até 40% das infecções.

E você sabe como higienizar a mãos de forma correta?  

Para lavar as mãos de forma correta, eliminando os germes e bactérias é preciso seguir alguns passos. É importante destacar que lavar apenas com água não é a forma certa, é necessário o uso do sabão e o processo dura de 30 a 40 segundos. Segundo a OMS, quando as mãos não são bem limpas, com menos de 10 segundos, por exemplo, os germes ainda permanecem ali e seria como se as mãos não fossem lavadas.

Outra forma de fazer a higienização das mãos é passando álcool em gel. Segundo a OMS, os géis antissépticos à base de álcool também são eficazes para combater rapidamente vários microrganismos que são prejudiciais a saúde.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000