Dia Mundial da Saúde é marcado pelo lançamento da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância de uma saúde gratuita e universal, a Frente pela Vida chama toda a sociedade brasileira para construir a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, marcada para o dia 5 de agosto de 2022. O lançamento ocorreu ontem (7), Dia Mundial da Saúde.

Juan Mendes, vice-presidente do Conass para a região norte, participou do lançamento e destacou a importância do controle social na consolidação do sistema público de saúde, fortalecendo os princípios constitucionais. “Como enfermeiro atuante na Atenção Primária à Saúde durante muitos anos, sei o quanto é importante estarmos através da participação e do controle social o nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

De acordo com a Frente, com convite para o evento “a população reconheceu a importância do SUS no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mesmo descapitalizado pelo Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95) e atacado por setores políticos e econômicos que entendem a saúde apenas como mercadoria”.

Nesse sentido, a Frente Pela Vida apresentou a proposta de organização de um grande encontro presencial entre os diversos movimentos ligados à luta pelo direito à saúde para agrupar bandeiras de luta: uma Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, a ser realizada em agosto. A Conferência Nacional Livre irá se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá em 2023.

Para o debate e divulgação do evento, a Frente disponibilizará em seu site as artes de convocação, publicações e demais produtos na seção Baixe Materiais. Já é possível encontrar os seguintes documentos preparatórios: Tese 2021-2022 do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) , Fortalecer o SUS, em Defesa da Democracia e da Vida, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Assista o evento em:

* Com informações da Frente Pela Vida