Dia Mundial de Luta contra a Aids: 12ª edição da Semana da Saúde do Centro do Rio oferece teste gratuito para detecção do HIV

Dia Mundial de Luta contra a Aids: 12ª edição da Semana da Saúde do Centro do Rio oferece teste gratuito para detecção do HIV

 O dia 1° de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. Durante todo o dia de hoje as pessoas que passarem pela 12ª edição da Semana da Saúde no Largo da Carioca, no Centro do Rio, poderão realizar gratuitamente teste para detecção do HIV e de outras ISTs como as hepatites B e C e a sífilis.

— Estamos disponibilizando o serviço na Semana da Saúde, no Centro do Rio, que é um dos maiores eventos de Saúde pública do país. Queremos que as pessoas tenham acesso aos testes e exames e possam cuidar da sua saúde — afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Para fazer o teste, os interessados devem procurar o estande da vigilância estadual. É preciso apenas ser maior de 18 anos ou estar acompanhado de um responsável maior de idade.

Luan Jean Ferreira, de 31 anos, mora em São Paulo e está passando uma temporada no Rio, no bairro de Santa Cruz. Ele passou pela Carioca e aproveitou para fazer os testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis.

– Eu estava passando por aqui e me interessei. Estava precisando fazer o exame. É importante ver se está tudo bem com a gente. Estou feliz que deu tudo certo – reforçou ele.

Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde aponta que os dados preliminares do HIV no estado apresentaram aumento de notificações em todas as regiões, exceto a Metropolitana II, de 2020 para 2021. O total de casos em 2020 foi de 4.015 e, em 2021, foram 4.646.

Quanto à mortalidade, o número de óbitos vem caindo sistematicamente desde 2015. O mesmo ocorre em relação à taxa de mortalidade, que também vem apresentando queda, passando de 10,6 por 100 mil habitantes, em 2015, para 8,2 por 100 mil habitantes, em 2020.

Durante os três dias da 12ª edição da Semana da Saúde, realizada no Largo da Carioca, estão sendo oferecidos exames com urologistas e teste de PSA, aferição de pressão e medição de glicose, atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase, exames de função pulmonar, além testes alérgicos. Quem passa pelo local também pode ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio.

Doação de sangue – O Hemorio montou um posto de coleta de sangue, onde é possível fazer a coleta de 300 doações por dia. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Saúde do homem – A ação conta com uma estrutura na qual os visitantes participarão de palestras e podem passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.

Parcerias – A ação é uma parceria entre a SES, TV Band e rádio BandNews, e conta ainda com o apoio das Drogarias Venancio, Medlevenshon, Águas do Rio, Brasil sem Alergia, Cruz Vermelha e Guaravita.

Confira aqui vídeos do secretário Alexandre Chieppe sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids: https://drive.google.com/drive/folders/1_0-R4VU3RYCt4KX7JNgFv_o_19S1xtai?usp=sharing

Confira imagens da Semana da Saúde: https://drive.google.com/drive/folders/1zCZRaIDP66fgDwMRFa2Kb91QvIblL55Z?usp=share_link

Fonte: SES/RJ