Diálogos Conass: Fiocruz apresenta novos dados da vacina contra a Covid-19

Aconteceu na manhã desta terça-feira (29), a sessão Diálogos Conass sobre o balanço da vacinação contra a Covid-19 nos últimos meses para que os estados desenvolvam ações de vacinação em seus territórios.

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Kriger, apresentou dados sobre as vacinas contra a Covid-19. Para o presidente do Conass, Nésio Fernandes, a participação do vice-presidente foi fundamental para nortear os secretários em relação ao tema. “Estamos em um marco para atualizar as informações sobre as vacinas disponíveis no enfrentamento contra a covid-19. Além disso, temos uma instituição que pode nos informar com as melhores evidências e subsidiar os gestores para tomar as melhores decisões”, disse.

Kriger agradeceu a oportunidade de mostrar os estudos feitos pelo Comitê Técnico-Científico das Iniciativas Associadas a Vacinas para a Covid-19 da Fiocruz e destacou que o estudo é fundamental para nortear os gestores. “Como temos vacinas novas e com uma tecnologia recente, o Comitê vem trabalhando com evidências científicas durante toda a pandemia para acompanhar o avanço desses imunizantes”, destacou.

O vice-presidente apresentou dados que mostram a efetividade das vacinas contra Covid-19 nos últimos meses. Os dados revelaram ainda o impacto da vacinação de todas as variantes da Covid-19, sobre o papel das vacinas bivalentes no atual cenário da pandemia e as recomendações que estão sendo feitas fora do país. “Percebemos que temos uma resposta imunológica diferente entre vacinados com apenas uma dose e aqueles que já tinham pelo menos uma dose de reforço e entre as variantes do vírus”, observou.

Ele destacou também que as vacinas propiciaram, no primeiro momento, antes dos casos das variantes, resultados de efetividade após os 14 dias de vacinação, com apenas uma dose, mas com as variantes foram necessárias as doses de reforço de três em três meses. “Em todos esses casos nós vimos um aumento muito grande da importância das doses de reforço, mas todas as recomendações que serão tomadas terão de ser pautadas pelo perfil de comportamento da doença daqui para frente”, falou.

Já o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, disse ser fundamental para os gestores ter uma orientação para aqueles que irão assumir em janeiro de 2023. “É de suma importância que os novos gestores saibam sobre esses novos dados, principalmente no momento de transição federal e estadual”, finalizou.

Ao final da reunião todos os participantes corroboraram que os gestores devem focar no as ações para que toda a população complete o esquema vacinal conforme o preconizado para as faixas etárias.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000