Nesta quarta-feira (14), a sessão Diálogos Conass recebeu o epidemiologista e consultor médico Alfredo Scaff, da Fundação do Câncer. O objetivo do encontro foi entender como a fundação vem trabalhando para a eliminação do Câncer no Brasil. “Queremos entender como está sendo feita a conscientização da população sobre esse tema, quais são as possibilidades do tratamento no Brasil e qual é o planejamento da Fundação”, disse o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso.
Para Alfredo, debater os modelos adotados para o crescimento no combate ao câncer é fundamental para aprimorar as políticas de controle da doença. “O objetivo é buscar alternativas para ampliar o atendimento do Instituto Nacional de Câncer aos portadores de câncer e intensificar as ações de prevenção e controle da doença”, disse Alfredo.

Scaff falou sobre a ampliação dos registros de câncer e explicou que eles contribuem para aumentar a efetividade dos tratamentos oferecidos. No entanto, para isso, as instituições públicas e privadas devem incluir suas informações nestas bases. “O ideal é que mais dados sejam disponíveis e ajudem a acompanhar e aprimorar as políticas de controle da doença”, reforçou. Além disso, ele ressaltou que as ações de prevenção de controle do câncer devem ser um projeto da sociedade e de Estado.
Alfredo mostrou também o Programa Nacional de Formação em Radioterapia, que objetiva a capacitação e atualização de profissionais na área de radioterapia, atendendo à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Fundação do Câncer é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1991, que capta recursos e investe em prevenção, diagnóstico precoce, assistência, programas e projetos relacionados a transplante de medula óssea e sangue de cordão umbilical, cuidados paliativos e pesquisa. Apoia o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer e presta consultoria para estados e municípios do país para melhoria de processos no tratamento de câncer (Plano de Atenção Oncológica).
—
Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000