Diálogos Conass recebe a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde

Debate destaca que é preciso fortalecer a atenção primária

A porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) é a Atenção Primária à Saúde. É nessa área que as pessoas buscam o primeiro contato com o serviço de saúde, onde elas podem ser cadastradas para o sistema e acompanhadas. É pela Atenção Primária que se faz a prevenção e a detecção precoce de doenças que devem ser prioridades.

Pensando em fortalecer esse nível de atenção, apresentar alguns pleitos da gestão do Conass e também ouvir quais serão as prioridades do Ministério da Saúde para os próximos meses, o Conass recebeu hoje (10), a nova equipe da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Ministério da Saúde, para a sessão Diálogos Conass. “É um encontro importante para escutar vocês, pois temos uma série de desafios. Estamos nos reunindo com quem entende, com quem sabe o que está fazendo. Vamos desenvolver uma metodologia para trabalhar e queremos trabalhar com vocês, para fazer políticas públicas com seriedade”, disse Felipe Proença, secretário adjunto da Saps.

Segundo Felipe, é a primeira reunião da secretaria para pensar em políticas públicas efetivas para o SUS. “É simbólico começar no Conass pela excelência no trabalho, além do respeito enorme à instituição, um Conselho que sabe fazer articulações para boas políticas públicas”, destacou.

Para o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, é importante que o Conass e o Ministério caminhem juntos e que a nova secretaria esteja cada vez mais integrada com os projetos do Conselho.  “É importante que a equipe entenda nosso fluxo de trabalho, como é a atuação do Conass e como vamos trabalhar ao longo do ano”, disse.

Para o assessor especial da Saps, Wesley Cardoso, uma das primeiras grandes mudanças realizadas na secretaria será o diálogo, pois, segundo ele, para ter política pública de qualidade na configuração tripartite do SUS, é preciso saber ouvir todos os parceiros. “Nós viemos para ouvir e saber como podemos melhorar e como vamos implementar as políticas públicas o quanto antes”, destacou.

Durante a sessão, a assessora técnica e coordenadora da APS do Conass, Maria José Evangelista, apresentou os projetos do Conass da área e destacou que é preciso priorizar a qualificação das equipes da Saúde da Família de acordo com as necessidades identificadas nos territórios, antes de expandir se resolver os problemas. “Devemos melhorar a qualidade da assistência e rever as portarias que não foram pactuadas e que seja ordenadora das Redes de Atenção à Saúde (RAS)”, disse.

A assessora destacou também a efetividade das reuniões. “Precisam ser eficientes, resolutivas e que tenham decisões de acordo com a tripartite. Não podemos esperar mais, porque a saúde pública necessita de soluções o mais rápido possível”, finalizou Evangelista.

Ao final da reunião os diretores da secretaria tiraram suas dúvidas e debateram sobre a atualização de projetos que devem ser atualizados e portarias que precisam ser revistas nos próximos anos.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000