Diálogos Conass recebe a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde

Nesta quarta-feira (01), a sessão Diálogos Conass recebeu o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics/MS), Carlos Augusto Gadelha, e os diretores da Sectics. O objetivo do encontro foi apresentar alguns pleitos da gestão estadual do SUS e ouvir quais serão as prioridades da Secretaria nos próximos meses. “Temos uma agenda interfederativa que tem que ser trabalhada em conjunto, pois estamos em um momento de reconstrução. A luta pela ciência e tecnologia deve ser uma luta de todos”, disse o secretário.

Gadelha observou que uma das primeiras grandes mudanças realizadas ao assumir a secretaria será a volta do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), que é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF) que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada UF brasileira e contribuir para a redução das desigualdades regionais. Segundo ele, o PPSUS é uma iniciativa inovadora por adotar um modelo de gestão descentralizado e participativo, envolvendo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Da esquerda para direita: Nizaar Raad; Leandro Safatle; Carlos Gadelha; Jurandi Frutuoso; Luciene Bonan e Marco Aurélio

O secretário destacou também que fazer política de inovação, desenvolvimento e tecnologia é um direito à vida, um direito que os brasileiros têm dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente quando se trata de acesso à medicamentos. “Temos o compromisso de fornecer a melhor tecnologia para aquele medicamento que chega na ponta, que faz parte de pesquisas, que faz parte da economia e do complexo industrial. E podemos hoje dar um salto nessa área, nos colocando dentro da economia e da sustentabilidade ambiental”, disse ao afirmar que o fio condutor deste processo é o entendimento da saúde como protagonista na agenda de desenvolvimento do país.

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, agradeceu pela presença e o diálogo. “O objetivo é fortalecer essa parceria para podermos trabalhar em conjunto nos próximos meses. Sabemos que não se faz política pública para o sistema de saúde sem trabalho em equipe, devemos construir essa parceria para os próximos desafios do SUS”, disse ele.

Pandemia Covid-19

“Tivemos o aprendizado da pandemia. Ficou evidente na pandemia que a saúde é uma área estratégica de ciência, tecnologia e economia e que precisamos dos estados e municípios para ela ter um papel cada vez maior no SUS”, disse Gadelha. Segundo ele, a pandemia mostrou que não será possível ter uma saúde melhor sem que cada gestor faça o seu papel.

O coordenador técnico do Conass, Fernando Cupertino, ressaltou que o Conselho se pauta pela cooperação e diálogo, além disso, parabenizou a secretaria pela iniciativa de ressaltar a importância da assistência farmacêutica como cuidado e não apenas como entrega de medicamentos. “É bom saber que essa secretaria sabe da grandeza dessa área, que é um dos núcleos mais importantes dentro do Complexo Econômico e Industrial da Saúde” disse.

Ao final da reunião os assessores técnicos do Conass tiraram suas dúvidas e debateram sobre as formas de trabalho para os próximos meses.

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000