Diretoria do CONASS toma posse em noite de celebração pelos 30 anos de existência da instituição

Diretoria do CONASS toma posse em noite de celebração pelos 30 anos de existência da instituição

A diretoria do CONASS para a gestão 2012/2013, eleita na assembleia do Conselho do mês de março, tomou posse ontem à noite (24), em Brasília. Beatriz Dobashi, secretária de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, passou ao colega, Wilson Duarte Alecrim, do Amazonas, a presidência do Conselho, na presença dos demais secretários estaduais de saúde, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Nardi, e do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Joaquim Molina.

Dobashi falou do privilégio estar à frente do CONASS. Segundo ela, o Conselho nasceu do ímpeto da juventude que pretendia promover uma reforma sanitária no país, que cresceu e se firmou junto com o SUS e que hoje é um “balzaquiano”, mas continua trabalhando com o mesmo ím

peto. Ela ressaltou também o apoio do Ministério da Saúde, do Conasems e da Opas e destacou a projeção internacional do CONASS por meio de parcerias das quais os resultados são levados para as secretarias de Estado da Saúde. “O CONASS tem um escritório corajoso, comprometido e competente e executa com maestria o apoio às SES”, destacou.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse estar feliz por presenciar a posse de um gestor da região amazônica na presidência do CONASS, depois de ter vivenciado a gestão da primeira mulher a presidir o Conselho. “Quero agradecer à Beatriz pelo seu papel de liderança no processo de evolução do SUS, contribuindo para seu aprimoramento com sua experiência como gestora tanto no âmbito estadual quanto no municipal”.

Ressaltando a importância da parceria tripartite, Padilha disse que só é possível fazer saúde pública de qualidade em um país com o tamanho e a diversidade do Brasil por meio do alinhamento das ações e do consenso entre União, estados e municípios. A respeito do CONASS, o ministro disse se tratar de uma “instituição que há trinta anos sobrevive com reputação ilibada e que é parte da história do Sistema Único de Saúde”.

O presidente do Conasems, Antônio Carlos Nardi, parabenizou a gestão da secretária de Saúde de Mato Grosso do Sul nos dois anos e meio em que esteve na presidência do conselho. “Quando você assumiu o CONASS, pode mostrar sua maestria e brilhantismo frente aos projetos que assumiu. Essa é uma noite de parabenizá-la pelo trabalho que você conduziu nas suas gestões”.  Nardi parabenizou ainda o presidente do CONASS, Wilson Alecrim e colocou o Conasems à disposição. “É uma honra tê-lo como parceiro e conte conosco, pois temos muitas batalhas pela frente”, finalizou.

Em seu discurso de posse, Wilson Duarte Alecrim falou dos desafios da sua gestão, que pretende enfrentar começando pela construção, por toda a diretoria, secretaria executiva e técnicos, de uma agenda que será a linha mestra de atuação do CONASS. Citou como temas dessa agenda a Lei n. 141/2012, que regulamenta a EC n. 29 e a luta por mais recursos para a saúde por meio do projeto de lei de iniciativa popular; a redução das iniquidades; a utilização de dados epidemiológicos para correção das desigualdades; trocas de experiências bem sucedidas; o enfrentamento da judicialização; a relação entre o SUS e os segmentos privados; a regulação dos serviços; os modelos de gestão para os hospitais públicos; e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.

Alecrim destacou o desafio dos recursos humanos para o SUS, apontando a “necessidade ter médicos ocupando seus postos de trabalho nos locais necessários, tanto na Atenção Primária à Saúde quanto nas especialidades”.

 

DIRETORIA DO CONASS – 2012/2012

Presidente:

Wilson Duarte Alecrim – Amazonas

 

Vice-presidentes:

Região Centro-Oeste: Beatriz Dobashi – Mato Grosso do Sul

Região Nordeste: orge José Santos Pereira Sola – Bahia

Região Norte: Hélio Franco de Macedo Júnior – Pará

Região Sudeste: Sérgio Côrtes – Rio de Janeiro

Região Sul: Ciro Simoni – Rio Grande do Sul

 

Comissão Fiscal

Titulares:

Lilian de Almeida Nunes Martins – Piauí

Waldson Dias de Souza – Paraíba

Lineu Facundes – Amapá

 

Suplentes:

Michele Caputo Neto – Paraná

Raimundo José Arruda Bastos – Ceará

Nicolau Esteves – Tocantins

 

Hemobrás

Antônio Carlos Figueira – Pernambuco

 

Anvisa

Michele Caputo Neto – Paraná

Viviane Rocha de Luiz – CONASS

 

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Raimundo José Arruda Bastos – Ceará