Textos assinados pelos homenageados ajudam a contar um pouco da história do SUS em São Paulo
17 de outubro de 2023
Para marcar os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo, a SES-SP realizou, em 16 de outubro, um evento comemorativo na Sala São Paulo, no qual foi outorgada a Medalha de Honra e Mérito de Gestão Pública em Saúde “Walter Leser”, em reconhecimento ao trabalho realizado por pessoas e instituições junto ao SUS ao longo desse período.
A solenidade contou com apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e com a participação de diversas autoridades, entre elas o secretário de estado da saúde de SP, Eleuses Paiva, e o governador do estado, Tarcísio de Freitas, além de profissionais da área da saúde, incluindo professores, pesquisadores e gestores.
Entre os homenageados, três instituições – o Instituto Butantan, o Instituto Todos Pela Saúde (ITpS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) –, além de outras 26 pessoas, que foram agraciadas com a medalha em reconhecimento à sua dedicação à gestão pública, considerada fundamental para moldar a saúde pública paulista.
Durante o evento também foi lançada a edição especial do Boletim do Instituto de Saúde (BIS), alusiva aos 35 anos do SUS em São Paulo, na qual foram publicados ensaios pelos próprios homenageados. Ao todo são 27 textos que, conjuntamente, ajudam a contar um pouco da história de implantação do SUS no estado, seus desafios e conquistas, bem como apontar caminhos possíveis para o aprimoramento do sistema.

A edição especial do BIS “SUS São Paulo – 35 anos”, com textos e a lista completa dos homenageados, pode ser lida aqui.

—
Fonte: SES/SP