
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (Negesp), promoveu na quinta-feira (30), em Caicó, a Oficina Regional de Segurança do Paciente .
Realizado no auditório do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, o encontro teve como objetivo capacitar os profissionais das secretarias municipais de saúde do Seridó no processo de implantação e funcionamento dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente (NMSP).
A iniciativa integra as ações do Projeto PlanificaSUS, que visa fortalecer a gestão da atenção à saúde e promover a qualificação dos serviços oferecidos à população, estimulando a adoção de práticas seguras e a integração entre os diferentes níveis de atenção.
Durante a oficina os participantes contaram com a colaboração dos profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, Leonardo Lousada e Jamile Figueiredo, que abordaram temas essenciais à estruturação dos núcleos municipais. Alessandra Alves e Bárbara Lemos, coordenadora e técnica do Negesp, falaram sobre a elaboração do plano de ação, documentação necessária e orientações para atualização junto às bases de dados nacionais, formalizando as atividades dos NMSP.
O evento também proporcionou momentos de troca de experiências e compartilhamento de boas práticas, com destaque para a apresentação de casos de sucesso do município de Jucurutu, além de discussões voltadas à consolidação da cultura de segurança do paciente nos municípios.
A oficina contou com ampla adesão, reunindo representantes de 16 municípios, entre secretários municipais de saúde e profissionais das áreas técnicas, além da diretoria da Unidade Regional de Saúde Pública, Cordélia Araújo, e do presidente da Comissão Intergestora Regional do Seridó e secretário municipal de Saúde de Caicó, Gedson Santos, fortalecendo o compromisso conjunto com a melhoria da qualidade e da segurança na atenção à saúde da população potiguar.
—
Fonte: SES/RN