Em entrevista à Jovem Pan, Beltrame afirma que os gestores estaduais estão seguindo os planos de contingência

Nesta sexta-feira (13), Alberto Beltrame, secretário de Estado da Saúde do Pará e presidente do Conass, concedeu uma entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan e falou sobre como os estados estão lidando com o novo coronavírus.

Beltrame esclareceu as estratégias adotadas pelos gestores estaduais de saúde que estão seguindo seus planos de contingência os quais, segundo observou, contemplam vários cenários, desde os mais brandos até aos mais críticos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também destacou a tradição da atuação interfederativa dos gestores do SUS, onde a interlocução é rápida e ágil  o que possibilita manter uma unidade de conduta em todo o país.

O presidente do Conass ressaltou a  a capacidade do sistema de saúde brasileiro em dar respostas a situações emergenciais e chamou a atenção para o fato de que a população tende a achar que países como Itália, Estados Unidos, Alemanha etc.,  têm melhor capacidade que o Brasil. “Costumo dizer que a sociedade brasileira não valoriza adequadamente o SUS e, em geral, não consegue perceber a sua importância, como ele funciona e como ele é capaz de dar uma resposta mais rápida e eficiente do que demais países”, disse.

A entrevista começa a partir dos 20 minutos e 17 segundos do jornal. Veja no vídeo abaixo: