Em Mato Grosso, Conass promove oficina da Rede Cieges para integração de informações estratégicas da SES

Nos dias 27 e 28, os assessores técnicos do Conass, Sandro Terabe e Juliane Alves, realizaram, na Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso, a oficina do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) do Conass, com o objetivo de construir um Centro de Inteligencia Estadual para apoiar a tomada de decisão em tempo oportuno.

A oficina discutiu com técnicos de referência da SES, a possibilidade de expansão do trabalho para todas as superintendências da secretaria, o desenvolvimento e integração de análises já existentes, criando, assim, um Centro de Inteligência na SES.

“A SES/MT já possui vários painéis de informação e nós iremos apoiar a identificação para otimizá-los em um Centro de Inteligência para a partir daí dar mais transparência às ações que são realizadas”, disse Terabe.

Nesta primeira oficina participaram o Secretário Adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde, Juliano Silva Melo e técnicos da secretaria executiva da SES. Terabe esclareceu ainda, que serão criados painéis de alerta para subsidiar a tomada de decisão do secretário estadual de saúde em situações de demandam respostas rápidas para a gestão e para as emergências em saúde.

O secretário estadual, Gilberto Figueiredo, falou sobre a iniciativa do Conass de promover a criação de centros de inteligência nos estados e a classificou como inovadora. “O gestor poderá planejar melhor as suas ações, monitorar de maneira mais adequadas os indicadores estaduais, e possibilitará ao gestor melhor planejamento das ações, o monitoramento mais adequado de indicadores estaduais, além de ter informações qualificadas e em tempo hábil para a tomada de decisões em emergências”, concluiu.

Mato Grosso é o quarto estado a receber a oficina do Cieges. Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, e Pernambuco já tiveram a capacitação que também ocorrerá no Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Alagoas.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000