Em visita ao Conass, Mariangêla Simão, diretora do ITpS, fala sobre a continuidade da parceria entre as instituições

Dar continuidade à parceria entre o Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e o Conass foi o objetivo da visita da diretora-presidente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), Mariângela Simão, e do membro do Conselho de Administração do instituto, Pedro Barbosa, ocorrida nesta sexta-feira (24), com o secretário executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso, com o coordenador de Desenvolvimento Institucional, René Santos e com o assessor técnico Nereu Henrique Mansano.  “Temos a responsabilidade pública de preparar o Brasil para a ocorrência de uma nova pandemia e o Conass foi um parceiro fundamental na resposta à Covid-19 em todos os estados e municípios”, afirmou.

Simão, que foi diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos e Produtos Farmacêuticos entre 2017 e 2022, assumiu o ITpS em fevereiro deste ano.

Ela chamou a atenção para a capacidade de resposta que os estados têm em situações de emergência, citando a existência dos Laboratórios Públicos de Saúde e ressaltou ainda a necessidade de que o Brasil estabeleça de forma consistente um sistema nacional de vigilância genômica que auxilie na detecção precoce de um novo patógeno e na avaliação mais qualificada de um surto ou até mesmo uma situação epidêmica dentro do País. “As conversas com o Conass continuam baseada  em uma relação de confiança mútua e de respostas concretas à problemas concretos que a população brasileira viveu”, concluiu.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000