Encontro debate novas tecnologias para o enfrentamento às arboviroses

Especialistas estão reunidos em Brasília para definir novas metodologias baseadas em evidências e políticas mais inovadoras de enfrentamento às arboviroses

Pesquisadores, gestores, secretários estaduais e profissionais de saúde estão reunidos, hoje 21/11, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB) na ““Reunião Nacional de Vigilância e Controle das Arboviroses” para debater novas políticas de enfrentamento à dengue, ZiKa e chikungunya, sob uma ótica de intersetorialidade na vigilância e controle das arboviroses e estratégias comunicacionais mais alinhadas com estados e municípios.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEITD/SVS/MS) Cássio Peterka que enfatizou a importância do encontro para a comunidade científica, sobretudo na construção de uma nova identidade para o enfrentamento às arboviroses baseadas nas melhores adequações metodológicas e inovações tecnológicas. “O Ministério da Saúde tem dado total apoio para que possamos mudar o paradigma do controle e da vigilância do Aedes no Brasil. Precisamos experimentar novas formas de confrontar o Aedes aegypti; sabemos que temos muito a avançar e precisamos introduzir novas tecnologias na vigilância e controle do Aedes”, afirmou Peterka.

Na sequência, o representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Dr. Carlos Frederico Melo parabenizou o Diretor do DEIDT pela iniciativa em reunir vários tomadores de decisões no assunto, com a finalidade de rever e aprimorar os métodos atuais de combate às arboviroses. “Não é todo dia que conseguirmos reunir em um só local vários profissionais de saúde, gestores e tomadores de decisões compartilhando suas experiências e apresentando novas perspectivas para o enfrentamento ao vetor”.

Já o Subsecretário de Vigilância em Saúde do Distrito Federal, Divino Martins, ressaltou que o combate ao vetor deve ser realizado com estratégias mais eficazes e que é hora da comunidade científica pensar em novos processos mais eficientes de combate ao Aedes aegypt. “Nós sofremos com a própria mudança do perfil e comportamento das doenças. É importante se pensar nessa mudança de paradigma no enfrentamento ao vetor. Os processos epidêmicos estão surgindo cada dia com mais força. Precisamos mapear essas novas tecnologias e aplicá-las no controle das arboviroses”, frisou Divino.

A “Reunião Nacional de Vigilância e Controle das Arboviroses” acontece anualmente e reúne especialistas consagrados no controle e vigilância das arboviroses para apresentar seus trabalhos e experiências exitosas realizadas em seus estados. A reunião seguirá até sexta-feira e conta com mais de 120 participantes que trabalham diretamente com o tema. O evento vai até sexta-feira 25/11.

Fonte: Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis/MS