Encontro discute apoio às Secretarias Estaduais de Saúde

 

Foi realizado no dia 6 de dezembro, em Brasília, encontro com os apoiadores do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS. Estiveram presentes gestores e profissionais da saúde, representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), do Ministério da Saúde e do Conass.

Desenvolvido pelo HAOC, no âmbito do Proadi-SUS, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), o projeto tem como foco o apoio às secretarias estaduais de saúde para uma gestão estratégica no enfrentamento das necessidades de saúde de cada região do país.

No encontro, os participantes puderam avaliar os resultados da etapa de monitoramento e avaliação dos Planos Estaduais de Saúde e aprimoramento de práticas de trabalho das equipes das secretarias.

A assessora técnica do Conass, Tereza Cristina Amaral, destacou a importância do projeto para o aprimoramento da gestão estadual, realizado por meio do apoio técnico e metodológico às equipes das SES.

Durante o evento, foi apresentado um vídeo com depoimentos de gestores estaduais do SUS, enfatizando impactos positivos do projeto nas suas dinâmicas de trabalho.

Para Paula Campos, coordenadora do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS, os resultados demonstram a importância do apoio do projeto na constituição de uma cultura organizacional focada nos processos de planejamento, monitoramento, avaliação e na educação permanente.

Gilson Caleman, professor participante do projeto, destaca a qualidade, a dedicação e o alto grau de compromisso dos facilitadores na realização das atividades juntos às SES, bem como a efetiva integração do Grupo Executivo. De acordo com Caleman, em 2023, o projeto continuará apoiando a construção dos novos planos estaduais de saúde.

 

 

Fonte: SES/Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC)