Equipe do Conass se reúne para planejar as atividades de 2026

Organizar e planejar atividades são requisitos fundamentais para o sucesso de uma instituição. Pensando nisso e entendendo a importância do planejamento como forma de reafirmar a sua missão de promover a gestão pública qualificada, fortalecer capacidades estaduais e construir soluções compartilhadas para um sistema de saúde mais justo e eficiente, o Conass realizou, nos dias 03 e 04 de dezembro, a Oficina de Planejamento Operacional para o próximo ano.

Tânia Mara Coelho, presidente do Conass, enfatizou a importância do momento que, além de organizar as ações para o próximo ano, fortalece, sobretudo, o compromisso coletivo de todos com a missão do Conselho. “Iniciamos dois dias de trabalho que serão fundamentais para alinhar prioridades, integrar esforços e construir, juntos, as entregas que farão diferença para as secretarias estaduais de saúde e, consequentemente, para o Sistema Único de Saúde (SUS) como um todo”, disse.

A presidente destacou ainda a importância da participação de todos no processo, observando que a oficina é um espaço de colaboração, reflexão e convergência. “Conto plenamente com o engajamento, a responsabilidade e a dedicação de todos. Nosso planejamento só ganha vida porque é construído por uma equipe que entende a importância do que faz e que se compromete com resultados que qualificam a gestão pública e fortalecem políticas de saúde no País”, concluiu.

Ao justificar a importância do empenho de todos no planejamento, com compromisso e ética, Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conselho, chamou atenção para o papel estratégico do Conass na sustentabilidade do SUS. “Nós desempenhamos um papel único ao representar as secretarias estaduais na governança tripartite do SUS e esse papel só se materializa de forma plena porque cada um aqui presente atua como interlocutor qualificado junto aos nossos parceiros e ao Ministério da Saúde”, pontuou.

Ao encontro do que disse a presidente do Conass, Frutuoso também enfatizou que o planejamento é a oportunidade de reafirmar a missão da equipe de promover uma gestão pública competente, que fortaleça as capacidades estaduais e desenvolva respostas compartilhadas para um sistema de saúde mais justo e eficiente.

Para o coordenador de Desenvolvimento Institucional do Conass, René Santos, o processo de planejamento sempre traz oportunidades de aprendizado e a metodologia utilizada, especialmente nos últimos dois anos, tem ampliado esse ganho.

René alertou ainda para a complexidade do próximo ano que exigirá mais resiliência do Conass. “Teremos um ano que vai exigir muito da gente, seja para questões internas, no apoio às SES, seja para questões externas, uma vez que o processo eleitoral deve comprometer em grande parte situações que lidamos diariamente”, disse.

Todos os integrantes do Conselho participaram da oficina que teve como objetivo alinhar ações e estratégias para garantir a integração e a eficiência da equipe do Conass, a partir da apresentação das matrizes de planejamento operacional de todas as coordenações da instituição e que resultarão na construção coletiva do Planejamento Operacional – 2026.

Assessoria de Comunicação do Conass