Equipes da Etsus e Regulação do Trabalho realizam visita técnica integrada aos Hospitais Regionais de Guaraí e Pedro Afonso

Equipes da SES-TO realizam visitas integradas para ações de educação permanente, saúde do trabalhador e segurança dos pacientes. – Foto: Divulgação Saúde

As unidades hospitalares de Guaraí e Pedro Afonso receberam técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) – Diretoria de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho em Saúde (DRMAT)  e Escola Tocantinense do SUS (ETSUS),  para  “visita técnica integrada”, com o objetivo de conhecer as ações desenvolvidas pelas equipes dos  Núcleos de Educação Permanente (NEP), Núcleos de Atenção e Saúde do Trabalhador (NASST) e equipe de Humanização, visando integrar e qualificar estas ações.

 As visitas aconteceram no período de 23 a 26 de maio com a participação dos profissionais responsáveis pelos núcleos de educação permanente, segurança do paciente, segurança e saúde do trabalhador, qualidade e diretorias geral e administrativa.

 “O objetivo principal das visitas realizadas nos setores das unidades hospitalares é conhecer in loco os processos de trabalho desses núcleos, saber o que estão desenvolvendo, e de que forma estão fazendo. A partir da identificação das potencialidades e pontos a melhorar, apoiar e traçar estratégias através de um plano de trabalho de intervenção para a resolução desses problemas, transformando o cotidiano das práticas para alcance de resultados mais efetivos”, destaca o gerente de Educação Permanente em Saúde da SES-TO, Paulo Henrique Teixeira.

 O cronograma de visitas técnicas iniciou em abril/2022 e prevê a realização de visitas aos hospitais de gestão estadual até 25 de agosto/2022. O Coletivo técnico da SES-TO é responsável por fazer uma avaliação pós-visita para definir estratégias que serão trabalhadas com essas unidades hospitalares, além de instituir apoiadores específicos para acompanhar as ações no território para que as definições sejam desenvolvidas de forma integrada, na melhora dos processos de trabalho e práticas profissionais.

  “O processo de interação ensino serviço foi discutido e é uma potência no hospital Regional de Guaraí, as equipes já atuam de forma integrada nesse aspecto. Já no hospital de Pedro Afonso pautamos as condições da visita técnica, conforme demanda local, compartilhamos os fluxos e processo para acontecer a visita técnica com a autonomia da própria unidade de saúde”, afirma a gerente de Ciência e Inovação em Saúde da SES-TO, Rosimeire Rodrigues.

Fonte: Aldenes Lima/Governo do Tocantins