Escola de Saúde Pública de Mato Grosso apresenta trabalho em reunião da CTGTES

 

Foi realizada nesta terça-feira (02), a reunião da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CTGTES). 

Coordenada pelo assessor técnico do Conass e responsável pela CTGTES, Haroldo Pontes, a reunião contou com a participação de 24 Secretarias Estaduais de Saúde e mais de 50 participantes.

O início da reunião foi dedicado à apresentação dos novos membros da CTGTES e à definição das datas para as reuniões presenciais de 2023.

Haroldo Pontes comunicou aos participantes sobre o edital para apoio institucional a Programas de Residências em Saúde, pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) no dia 27 de abril.

 

 

Compartilhamento de experiências

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso compartilhou com os membros da CT o trabalho de Dimensionamento de vagas de estágio dos cenários de prática da SES-MT. A apresentação foi feita por Raquel Arévalo, que ressaltou o caráter de construção coletiva do trabalho.

O trabalho incluiu o levantamento das categorias profissionais de nível superior para estágio curricular e categorias de nível técnico e nível médio da SES-MT. Foram incluídos também os campos para estágio curricular, além de parâmetros e indicadores construídos e validados coletivamente.

A apresentação contemplou a distribuição de vagas de estágio e o número total de vagas estimadas de estágio, distribuídas por eixos de atuação, como: superintendências, escritórios regionais, unidades especializadas e hospitais.

Sobre o trabalho apresentado pela Escola de Saúde Pública de MT, Haroldo Pontes ressaltou que um dos objetivos da CTGTES é estimular o compartilhamento de experiências e a troca de informações entre os participantes. “Esse é um dos princípios desta Câmara Técnica. Criar um ambiente de compartilhamento de experiências e práticas que possam ser adotadas e replicadas por outras secretarias estaduais de saúde”, observou.

 

Gestão da Educação na Saúde

Célia Regina Rodrigues Gil, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), do Ministério da Saúde, falou a respeito das políticas de gestão da educação na saúde no âmbito das SES. O DEGES é responsável pelas políticas relativas à formação, ao desenvolvimento profissional e à educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto no nível superior como no nível técnico-profissional.

 

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000