Espírito Santo

Última atualização: junho de 2021


Nésio Fernandes de Medeiros Junior – médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde.

Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas/TO; médico da Estratégia da Saúde da Família e secretário municipal da Saúde de Palmas/TO.

Possui quatro pós-graduações: uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Integrou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) como membro de Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.

Durante sua gestão em Palmas, intensificou o processo de incorporação de tecnologias da informação na atenção especializada, básica e na vigilância em saúde. Obteve reconhecimento da Organização Mundial de Saúde por sua atuação na gestão da atenção à saúde e na hanseníase.

Em Palmas, levou a atenção básica a uma cobertura de 100%, e descentralizou para os bairros serviços de sete especialidades médicas e multifuncionais por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Também implantou o Consultório na Rua e inaugurou centros de referências de alto padrão e excelência. Os serviços de urgência e emergência da capital, Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tornaram-se referências nacionais.

Promotor de processos de inovação de ambientes produtivos em saúde e militante do movimento “software livre”, atua principalmente nos seguintes temas: ciência, tecnologia e inovação em saúde, formação médica, educação permanente em saúde, gestão da saúde e hansenologia.

Desde 2020, Preside o Conselho Curador da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba.

https://twitter.com/dr_nesio
https://www.instagram.com/nesiofernandesjunior/
https://t.me/drnesio (Telegram)


Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo – Sesa 

Plano Estadual de Saúde do Espírito Santo

Missão: Prover ações e serviços para a atenção integral à saúde da população, com qualidade, por meio de redes de atenção resolutivas, gestão eficiente dos recursos e desenvolvimento regional.

Visão: Até 2017 ser reconhecida pelo cidadão por promover ações e serviços públicos em saúde de maneira eficiente e comprometida com o bem-estar da população.

Valores: Equidade, Ética, Eficiência, Compromisso e Transparência.

Competências:

  1. Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo:

Exercer a condução da política do Sistema Estadual de Saúde – SES;

Gerir o Fundo Estadual de Saúde – FES;

Exercer o papel de autoridade sanitária no território do Estado do Espírito Santo, nos termos da legislação em vigor;

Assumir as atribuições previstas no artigo 46, da Lei n° 3.043, de 31/12/1975.

  1. Subsecretaria para Assuntos de Regulação e de Organização da Atenção à Saúde:

Promover atividades relacionadas à regulação e à organização da atenção à saúde.

  1. Subsecretaria para Assuntos de Administração e Financiamento da Atenção à Saúde:

Promover atividades relacionadas à administração e ao financiamento da atenção à saúde.

  1. Gerência de Comunicação: À Gerência de Comunicação compete estabelecer ações estratégicas na política de comunicação da pasta, definindo assuntos prioritários, temas a serem abordados e que despertem o interesse dos veículos de comunicação; manter contato direto com o secretário e diretores de hospitais para identificar pontos positivos em suas atuações e eventuais pontos negativos, para que possam ser corrigidos; outras atividades correlatas.
  2. Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Saúde:

Executar os serviços administrativos de suporte às reuniões, assim como as demais atividades correlatas.

  1. Comissão Intergestores Bipartite:

Promover, por meio dos gestores estaduais e municipais, a harmonização, a modernização, a mediação de relações e a integração do SUS/ES, em cumprimento às diretrizes emanadas do âmbito estadual e do âmbito federal para atenção à saúde.

  1. Subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação: Coordenar as ações estratégicas e a carteira de projetos prioritários e estruturantes, atuando de maneira transversal em relação às demais Subsecretarias, Diretorias, Superintendências e outros setores da SESA, proporcionando maior eficiência na entrega de resultados adequados para a sociedade;

I- Fomentar e coordenar o uso do planejamento estratégico como ferramenta permanente de gestão, garantindo a unidade metodológica das ações, num contexto que objetiva proporcionar uma gestão empreendedora e orientada para resultados em todos os setores da SESA, contribuindo para a formação de uma cultura organizacional que busque a máxima eficiência na gestão dos recursos disponíveis;

II- Coordenar as atividades relacionadas com a Economia da Saúde, desenvolvendo modelos, instrumentos de auxílio e informações que contribuam para a formulação e avaliação das políticas de saúde implementadas, assim como para as decisões clínicas e de gestão;

III-Coordenar as atividades que produzam e ajudem a produzir a cultura de empreendedorismo, da inovação e da busca pela qualidade na gestão da SESA.

Endereço:

Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2025 – Bento Ferreira

CEP: 29050-625 – Vitória/ES

Telefone: (27)3636-8271/8266

Fax: (27) 3314-5254

E-mail: gabinete@saude.es.gov.br

www.saude.es.gov.br

 

<-Voltar