Evento discute a prevenção da gravidez na adolescência

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (22), no Auditório Emílio Ribas, no Edifício Sede do Ministério da Saúde, em Brasília, a cerimônia em alusão ao mês de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Promovido pelo Departamento de Gestão do Cuidado Integral, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, do Ministério da Saúde, o evento teve como objetivo conscientizar a sociedade para a prevenção da gravidez na adolescência.

Representando o Conass, o assessor técnico Leonardo Vilela enfatizou que o tema é extremamente caro ao Conselho. “Temos absoluta consciência de que, apesar de os números mostrarem, nos últimos anos, um avanço na redução da gravidez indesejável, precisamos acelerar essa queda. Precisamos, se possível, eliminar a gravidez indesejável na adolescência”, acrescentou.

De acordo com Vilela, os caminhos para a implementação dessa política já são conhecidos: o acesso à informação, à educação, à Atenção Primária à Saúde, aos contraceptivos e a qualificação dos profissionais de saúde para o acolhimento das crianças e adolescentes.

Entretanto, destacou ser necessária a decisão e ação política de todos os atores envolvidos, nas esferas federal, estadual e municipal, para que consigamos obter êxito e alcançar os objetivos desejados.

“O Conass é parceiro do Ministério da Saúde, das secretarias municipais de saúde e de todas as instituições governamentais que atuam nessa área e se coloca à disposição para auxiliar nas ações práticas que vierem a ser executadas no âmbito desse tema”, afirmou.

Campanha

A Lei 13.798/2019, prevê a realização da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A iniciativa teve origem em projeto de lei do Senado (PLS 13/2010) e dispõe que as ações devem ser realizadas pelo poder público e organizações da sociedade civil. 

 

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Youtube. Clique aqui para assistir.

 

Assesssoria de Comunicação do Conass