Evento discute estruturação da Rede de Municípios Saudáveis Sustentáveis

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), desenvolve ações com o propósito de estruturar a Rede Goiana de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis. O passo decisivo para a formação dessa rede será dado no dia 1º de dezembro, às 9 horas, com a realização de um evento online, aberto à participação de gestores municipais, profissionais de saúde e de áreas afins e representantes de instituições e entidades civis.

O evento, denominado “Diálogos sobre Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis Sustentáveis”, está sendo desenvolvido sob a responsabilidade da Coordenação de Promoção à Saúde da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças não Transmissíveis da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES-GO. Ele é direcionado, sobretudo, aos municípios com iniciativas voltadas ao enfrentamento dos determinantes sociais de saúde,  que participam do Programa Saúde na Escola e Academia da Saúde, que desenvolvem ações priorizando o envolvimento da comunidade e que têm interesse na temática da sustentabilidade e da Agenda 2030.

O evento terá como palestrantes profissionais da Fundação Oswaldo Cruz, da Organização Mundial da Saúde e da Universidade Federal de Pernambuco. Entre os temas a serem proferidos estão Promoção da Saúde, Municípios, Cidades Comunidades e Territórios Saudáveis Sustentáveis no contexto dos 30 de sustentabilidade; Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis: Movimentos internacionais e articulações com o Brasil e, ainda, – Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis – RPMS: Histórico e Perspectivas.

Projeto-piloto em Goiás

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como cidade saudável o espaço geográfico que garante um ambiente físico limpo e seguro, um ecossistema estável e sustentável, alto suporte social, a ausência de espoliação humana, alto grau de participação social, necessidades básicas satisfeitas, acesso a experiências, recursos, contatos, interações e comunicações interpessoais qualificados, economia local diversificada e inovadora, orgulho e respeito pela herança biológica e cultural, meios de produção e serviços públicos acessíveis a todos, além de um alto nível nos indicadores de saúde.

O coordenador de Promoção à Saúde da SES-GO, Hamilton José Amorim Rezende, informa que a Cidade de Goiás desenvolveu, nos anos de 2017 e 2018, um projeto-piloto com ênfase em município saudável sustentável. Na oportunidade, conforme disse, houve um envolvimento efetivo entre a gestão municipal e a comunidade e um trabalho intersetorial entre as secretarias municipais.

Entre as ações desenvolvidas na Cidade de Goiás. Hamilton Rezende cita o resgate dos quintais produtivos, relacionado ao incentivo do cultivo de hortas e plantas medicinais; a estruturação da política municipal de meio ambiente sincronizada com o plano diretor da cidade; a efetivação de práticas relacionadas à segurança alimentar; de enfrentamento à violência contra a mulher e de empoderamento feminino.

O êxito dessas ações, conforme Hamilton Rezende, resultou na publicação da Carta de Vila Boa, durante a conferência Livre do 19ª Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) e representou o Estado de Goiás no encontro Latino Americano e do Caribe de prefeitos de cidades saudáveis, que aconteceu na cidade de Acapulco, no México, em 2018.

Outros municípios também desenvolveram ações voltados à sustentabilidade e que dialogam com a fundamentação do movimento cidades saudáveis sustentáveis. Em Jandaia e em Indiara, por exemplo, foi efetivada em 2019 a Feira de Troca Sustentável.  Os dois municípios aderiram ao projeto Cidades Saudáveis Sustentáveis. Contudo, esse projeto foi interrompido devido à pandemia de Covid-19. Hamilton Rezende destaca que experiências como essas contribuem com a ampliação do projeto e existe a expectativa de ele ser retomado por outros municípios.

Entrar na reunião Zoom

Hora: 1 dez. 2022 09:00 da manhã São Paulo

https://us06web.zoom.us/j/86213018770?pwd=UUxiN1ZyQW1zK3VJSG8vWTAvcVhQdz09

Fonte: SES/GO