Extremo Sul da Bahia sedia capacitação para Intoxicações e Acidentes por animais peçonhentos com grande mobilização regional

Durante dois dias, esta semana, Regional de Teixeira de Freitas sediou o 1º Seminário de Urgências Toxicológicas e o Curso de Prevenção e Controle de Intoxicações e Envenenamentos, promovidos pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA), com o apoio do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul (NRS Ext. Sul) e da Diretoria de Atenção Básica (DAB/SESAB).

O evento foi realizado em parceria com as equipes técnicas do NRS Extremo Sul – Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), Vigilância Saúde do Trabalhador (VISAT), Atenção Básica (AB), Imunização BRS/NRS e CIEVS Hospitalar, e contou ainda com a presença especial da equipe da Hemoba, que realizou uma importante mobilização para incentivar a doação de sangue, fortalecendo a cultura da solidariedade e apoio à rede de urgência e emergência.

A presença e atuação integrada dessas equipes foram fundamentais para a mobilização e articulação dos públicos-alvo, reunindo cerca de 160 profissionais de saúde dos municípios, entre médicos, enfermeiros, coordenadores técnicos, profissionais hospitalares, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O seminário teve como principal objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais sobre a importância da prevenção, notificação, vigilância e conduta clínica adequada diante das intoxicações e dos acidentes por animais peçonhentos — temas de crescente relevância para a saúde pública.

A programação técnica enfocou temas como: O CIATOX e o Programa de Toxicovigilância na Bahia; Intoxicações e envenenamentos como problema de saúde pública; Situação das intoxicações e envenenamentos no Extremo Sul; Acidentes por animais peçonhentos: prevenção e abordagem no atendimento às vítimas; Programa de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos da Bahia; Diagnóstico e tratamento clínico especializado.

No segundo dia do evento, foi promovido o Curso de Prevenção e Controle de Intoxicações e Envenenamentos, direcionado aos ACS e ACE, com foco no reconhecimento precoce de riscos, medidas de prevenção e encaminhamento qualificado das ocorrências no território. O encerramento foi marcado por uma roda de discussão com a participação ativa dos profissionais, consolidando o conhecimento compartilhado e as experiências dos municípios.

Com uma recepção calorosa e humanizada, os participantes foram acolhidos ao som de música e com a presença animada do grupo Alegro Terapeutas, trazendo leveza e energia ao início do evento. Também foi oferecido um lanche saudável e afetivo, com produtos locais como frutas, queijos e iogurtes da região, resgatando memórias do campo e valorizando a produção rural.

Com conteúdo técnico de excelência, ações educativas, articulação intersetorial e sensibilização social, o seminário foi um verdadeiro sucesso, reforçando o compromisso coletivo com a prevenção de agravos e a promoção da saúde da população do Extremo Sul da Bahia.

Um outro momento de destaque foi a participação do diretor do CIATOX, Jucelino Nery, que concedeu entrevista à rádio local de Teixeira de Freitas, ao lado do médico Mário Sérgio, reforçando à população quanto à importância das medidas de prevenção das intoxicações e medidas adequadas no socorro às vítimas desses agravos.