Facilitadores e Consultores da Planificação da Atenção à Saúde do Conass reúnem-se para alinhar as próximas ações do projeto

Da esquerda: René Santos, Jurandi Frutuoso, Fernando Cupertino e Renata Maria de Oliveira Costa

Começou na manhã desta quarta-feira (16), em Brasília, o Encontro Nacional dos Facilitadores e Consultores da Planificação da Atenção à Saúde do Conass (PAS). Após dois anos, esta é a primeira reunião presencial dos facilitadores. Os objetivos são apresentar o projeto da PAS aos novos parceiros (Hospital Beneficência Portuguesa e Umane), apresentar os outros projetos dos quais o Conass participa no âmbito do Proadi-SUS e pensar em propostas de integração entre eles, fazer um panorama do atual estado da PAS nos estados que dela participam, além de alinhar os próximos passos das atividades da 7a e 8a Gerações da PAS nas Secretarias Estaduais de Saúde.

Maria José Evangelista, assessora técnica do Conass

“A Planificação é um projeto diferente dos demais porque ele atua no campo, junto com as equipes e com as gestões estadual, municipal e com o Ministério da Saúde. Por isso é importante apresentá-la aos nossos novos parceiros”, disse a assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista e coordenadora do projeto.

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, destacou a importância do trabalho realizado pelos facilitadores que, mesmo na pandemia, não deixaram o projeto parar. “A APS é prioridade para o Conass e vocês tiveram todo o cuidado de lidar com essa nova realidade a partir do trabalho remoto, adaptando as tutorias, redigindo documentos, trabalhando pela implementação do Guia Orientador para Enfrentamento da Pandemia na Rede de Atenção à Saúde. Essa força merece ser reconhecida”, ressaltou.

Representando o Ministério da Saúde, Renata Maria de Oliveira Costa, diretora do Departamento de Saúde da Família, observou que o projeto de Planificação é fundamental para a organização das redes e para a otimização de recursos. Costa chamou a atenção ainda, para a necessidade de se debater também outros determinantes de saúde, já que nos últimos dois anos, muito se falou apenas de Covid-19. “Existem outros determinantes de saúde que são fundamentais que falemos para que possamos organizar as redes de maneira que elas atendam essas necessidades da população. Nós reconhecemos a importância deste projeto e temos visto os seus ótimos resultados em todas as regiões onde ele acontece. Esperamos expandi-lo para que ele seja institucionalizado

Encontro presencial de facilitadores e consultores da PAS

não apenas no âmbito regional, mas também nacionalmente fazendo com que a APS se transforme, de fato, na ordenadora da rede e coordenadora do cuidado”.

Na abertura do encontro, os facilitadores assistiram a uma palestra do consultor do Conass, Eugênio Vilaça Mendes, sobre os desafios da Planificação da Atenção à Saúde em tempos de sindemia.

Vilaça pontuou que a Planificação “é um projeto inovador com muitos elementos de inovação disruptiva” e enfrenta três grandes desafios: o desafio da organização em redes dos sistemas de apoio; o desafio metodológico da expansão da inovação e o desafio temporal que é a planificação em tempos de sindemia.

Para ele é preciso aprender com os erros e entender a pandemia da Covid-19 como uma oportunidade, uma vez que, neste tempo pandêmico, as mudanças se impõem com mais rapidez. “A era de aceleração invadiu de forma profunda e definitiva os sistemas de atenção à saúde em uma escala global”, observou.

O Encontro Nacional dos Facilitadores e Consultores da Planificação da Atenção à Saúde do Conass acontece de hoje até a próxima sexta-feira (18).

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000