FCecon promove ação educativa em escola da Zona Norte

SES/AM

Hoje, 08/04, data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão do Governo do Estado, realiza, às 9h, uma ação preventiva e educativa na Escola Estadual Marco Antônio Vilaça I, localizada na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. A intenção é levar a cerca de 350 alunos informações sobre os fatores de risco do câncer e como preveni-lo, já que, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar, este ano, 4,4 mil novos casos da doença.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar sobre a alta incidência do câncer e a necessidade de combatê-lo, já que a doença e a segunda que mais mata no mundo.

Durante a programação desenvolvida pela FCecon na instituição de ensino do Estado, haverá palestra, que iniciará às 9h, com uma hora de duração, na qual crianças e adolescentes poderão tirar dúvidas acerca da doença e, também, receber informações sobre os fatores externos e internos que levam ao câncer, bem como as formas de prevenção.

A palestrante convidada para a ação é a assistente social da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), Leila Aguiar. “É uma palestra preventiva para falar não só sobre o surgimento do câncer, mas também sobre seus mitos, já que ainda há pessoas que acreditam que a doença é contagiosa, quando na verdade não é. Será um momento esclarecedor”, explicou. A atividade será coordenada pelo Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da FCecon.

Além das atividades voltadas para os estudantes, membros do DPCC também estarão atuando nas proximidades da escola, fazendo a distribuição de panfletos com informações sobre como combater o câncer. A previsão é distribuir 10 mil panfletos, durante a ação, que pretende alcançar pedestres e motoristas.