Fernando Cupertino é eleito presidente do Conselho do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)

“É um momento de grande responsabilidade e também de muita alegria e expectativas de boas parcerias que poderemos desenvolver em conjunto daqui pra frente“, disse o coordenador técnico e assessor para Relações Internacionais do Conass, Fernando Cupertino, ao  tomar posse hoje (24), como novo presidente do Conselho do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT).

Cupertino, que foi empossado como conselheiro, numa sessão conduzida pelo diretor do Instituto, Filomeno Fortes, em Lisboa, e em seguida eleito presidente na sessão presidida pelo Prof Paulo Almeida, decano dos Conselheiros, afirmou que sua eleição é um reconhecimento ao Basil e às instituições que ao longo do tempo ele tem representado nas relações com o IHMT e também com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Relações estas, segundo observou, estabelecidas pelo Conass há alguns anos, ainda sob a presidência da então secretária estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, e que foram desenvolvidas ao longo do tempo.

Além do importante reconhecimento dessas ações, Cupertino destacou também o reconhecimento à Universidade Federal de Goiás que tem parceria antiga com a Universidade Nova de Lisboa. “Esta eleição é o somatório de tudo isso e representa a possibilidade de trabalharmos em conjunto para a promoção da saúde e dos sistemas públicos universais, no âmbito dos países de língua portuguesa, possibilitando aumentar as cooperações, as trocas de experiências e o intercâmbio entre os nossos países para o desenvolvimento do nível de saúde e de vida dessas nossas populações irmãs”, comemorou.

Para Filomeno Fortes, Cupertino é um companheiro do conselho há muitos anos na luta contra as doenças e a sua colaboração o levou a ser eleito por todos os membros do Instituto como presidente. “Agora poderemos contar mais de perto com uma pessoa que tem uma visão sobre saúde pública global, que conhece muito bem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de reforçar a relação que já temos com o Conass e com a Conferência Luso-Francófona de Saúde”, disse.

Para Filomeno, com a posse de Cupertini será mais fácil a comunicação entre o Brasil e os países Africanos com língua oficial portuguesa e com Portugal. “Desejamos a ele todo sucesso e estamos de braços abertos para que possamos ter um bom trabalho nos próximos anos”, parabenizou.

Foto: IMHT

Fernando Cupertino foi o eleito para ocupar o cargo de presidente do Conselho do Instituto e João Piedade tomou posse como vice-presidente.

Fazem parte do novo conselho as personalidades externas Maria do Céu Machado, Maria de Fátima Coelho Dias e Susana Castro Marques.

Além das personalidades externas os professores e investigadores do IHMT-NOVA foram eleitos Ana Abecasis, António Paulo Gouveia de Almeida, Isabel Couto, Cláudia Conceição, Maria Luísa Vieira, Ricardo Parreira, Sandra Antunes e Sofia Gonçalves Seabra.

O IHMT é uma Unidade Orgânica da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), com tutela do Ministério da Educação e Ciência, que visa o desenvolvimento do conhecimento científico dos problemas de saúde ligados ao meio tropical e intertropical.

O Instituto é reconhecido, a nível nacional e internacional, pela sua história, mas também pela qualidade científica do ensino pós-graduado, investigação e contributo na cooperação para o desenvolvimento da saúde nos PALOP e Timor-Leste. A qualidade da sua intervenção foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde ao atribuir-lhe o estatuto de centro colaborador para as Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde.

Ascom Conass com informações do IHMT