Ex-secretário toma posse na Cadeira 10 da Academia Goiana de Medicina, uma das mais importantes entidades da área médica em Goiás. Ele esteve à frente da SES-GO entre os anos de 1999 a 2006
O médico Fernando Cupertino de Barros, ex-secretário de Estado da Saúde de Goiás, passa a compor a Academia Goiana de Medicina, uma das mais importantes entidades da área médica em Goiás. Ele tomou posse na Cadeira 10 da agremiação, ocupada anteriormente pelo médico Jarbas Dolles. A solenidade de posse ocorreu na noite desta sexta-feira, 30 de agosto, no anfiteatro do Sistemas de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicob), com a presença de personalidades estaduais e de representantes de entidades médicas. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, representou o Governo de Goiás na solenidade.
Fernando Cupertino exerceu o cargo de secretário de Estado da Saúde de Goiás entre os anos de 1999 a 2006. Foi o mais longevo secretário da Saúde do Estado de Goiás. Neste período, desenvolveu importantes ações como a estruturação e funcionamento do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o início do processo de Regionalização da Saúde no Estado, com prioridade para o Entorno do Distrito Federal e para a Região Nordeste do Estado, a implantação de Consórcios Municipais de Saúde, a reestruturação de unidades hospitalares, o desenvolvimento de campanhas de imunização e o enfrentamento de epidemias, como a dengue. Foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), por duas vezes, de 2000 a 2003.
Aprimoramento da gestão
Após deixar a SES-GO, Fernando Cupertino continuou à frente de iniciativas na área da Saúde. Ele é professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, coordenador técnico e assessor para Relações Internacionais do Conass, presidente do Conselho do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e coordenador da Comissão Temática da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional de Comunidade de Países da Língua Portuguesa. O ex-secretário destaca que é uma honra integrar a Academia Goiana de Medicina, uma entidade onde têm e tiveram assento alguns dos maiores nomes da medicina de Goiás.
O secretário Rasível Santos acentuou que Fernando Cupertino exerceu um papel muito relevante no aprimoramento da gestão da saúde no Brasil. “Nosso sentimento é de gratidão a Fernando Cupertino. Como gestor na área da Saúde em Goiás, procuramos avançar ainda mais no que de melhor foi efetivado por ele”, sublinhou.
—
Por Maria José Silva (texto) / Comunicação Setorial da SES-GO