‘Ficamos sabendo da chegada do Mais Sorriso e a esperança renasceu’, diz mãe de menina beneficiada durante ação do Governo do Amapá em Santana

Maria de Nazaré Pereira, moradora da comunidade São João do Matapi, conta que o atendimento gratuito garantiu a recuperação da autoestima da filha Vitória Correia, de 12 anos.

Maria de Nazaré Pereira e a filha, Vitória Correia, de 12 anos
Maria de Nazaré Pereira e a filha, Vitória Correia, de 12 anos Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Aos 12 anos, Vitória Correia, moradora da comunidade São João do Matapi, em Santana, voltou a sorrir sem medo. A menina, que antes escondia o rosto, foi uma das beneficiadas pela ação do Mais Sorriso, programa do Governo do Amapá que leva atendimento odontológico especializado e gratuito às comunidades ribeirinhas.

O problema começou quando ela ainda era criança, após um acidente doméstico que deixou marcas profundas. Desde então, a busca por atendimento foi longa e frustrante, mas valeu finalmente a pena.

“Era difícil conseguir vaga em Santana e a situação só piorava. Minha filha se incomodava muito. Na escola, sofria bullying e muitas vezes chegava em casa triste. Ficamos sabendo da chegada do Mais Sorriso em São Raimundo do Matapi. Foi o momento em que a esperança renasceu”, disse a mãe de Vitória, Maria de Nazaré Pereira.

Ação do Mais Sorriso na comunidade São João do Matapi, em Santana
Ação do Mais Sorriso na comunidade São João do Matapi, em Santana Foto: Jessé Matos/Agência Grito

Em São Raimundo do Pirativa, o Governo do Estado montou, de 19 de setembro até esta quinta-feira, 25, uma estrutura ofertando procedimentos inéditos de alta complexidade: tratamento de canal em até meia hora, pinos e coroas feitos na hora, e próteses confeccionadas em 3D, tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Eu levantei as mãos para o céu e agradeci. Pensei: agora minha filha vai ter o dente de volta. No sábado viemos até aqui, a doutora avaliou e disse que teria jeito. Eles prepararam, fizeram o canal e reabilitaram o dentinho dela. Quando ela viu o resultado, chorou de emoção. Eu também chorei. Foi um sonho realizado”, conta, emocionada, Maria de Nazaré.

Durante a ação, foram ofertados procedimentos inéditos de alta complexidade
Durante a ação, foram ofertados procedimentos inéditos de alta complexidade Foto: Jessé Matos/Agência Grito

Mais Sorriso

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Santana, da Capitania dos Portos e de parlamentares como o senador Randolfe Rodrigues e o deputado estadual Rodolfo Vale, que garantiu a distribuição de kits de higiene bucal.

Após o atendimento e a recuperação da autoestima, Vitória não conseguiu esconder a alegria de finalmente poder voltar a sorrir sem preocupações.

“Isso melhorou muito a minha vida, principalmente na escola. Eu sofria bullying, ficava triste e tinha vergonha de sorrir. Agora não preciso mais me esconder. Vou poder sorrir à vontade e voltar a ser feliz”, diz a menina, com brilho nos olhos.

Vitória Correia, moradora da comunidade São João do Matapi, finalmente voltou a sorrir sem medo
Vitória Correia, moradora da comunidade São João do Matapi, finalmente voltou a sorrir sem medo
Por Karla Marques