Fiocruz Brasília promove conferências sobre Redes de Políticas Públicas, Inovação e de Desenvolvimento

As inscrições para a primeira palestra, que será realizada em 19 de agosto, estão abertas e podem ser feitas por e-mail

A Fiocruz Brasília sediará, no dia 19 de agosto, a primeira de uma série de conferências que abordarão, ao longo do segundo semestre, o tema Redes de Políticas Públicas, Inovação e Desenvolvimento: Institucionalização, Governança e Novos Modelos de Produção. Organizada pelo Programa de Economia e Políticas Públicas da Fiocruz Brasília (Ecopp/Fiocruz Brasília), a iniciativa tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre como as redes de Políticas Públicas aparecem nas discussões e nas intervenções que setores organizados da sociedade estabelecem com o governo em duas áreas: a inovação, como fonte de competitividade e desenvolvimento econômico, e as políticas sociais.

A primeira conferência, que tem como tema central Redes de Políticas Públicas no Brasil: problemas, balanço e perspectivas, contará com a participação da professora do Instituto de Ciências Políticas da UnB (Ipol/UnB) Rebecca Neaera Abers, como expositora, e do professor do Departamento de Ciências Políticas da USP Wagner Mancuso, como debatedor. As inscrições, gratuitas e abertas ao público, podem ser feitas pelo e-mail secad@fiocruz.br.

Ciclo de conferências
A iniciativa pretende, a partir da realização das conferências, oferecer um panorama das novas possibilidades e exigências no campo da gestão do financiamento, da cooperação, do conhecimento e informação, além de promover uma discussão sobre o papel das ações em redes para promoção, governança e execução de políticas públicas, particularmente as voltadas ao desenvolvimento, considerando ainda a inovação.

As conferências abordarão ainda a formação, o funcionamento e como interagem as redes, e a relação com o estabelecimento de políticas públicas que proporcionem condições para que as sociedades sejam inovadoras e atinjam crescimento permanente.

Entre os demais temas que serão abordados nas próximas conferências, estão: política industrial americana; política industrial brasileira; inovação em projetos sociais para o desenvolvimento; novos temas de política industrial; e complexo industrial da saúde. As palestras contarão com a participação de profissionais de referência de instituições como a Fiocruz e suas unidades, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae, Unicamp, Ministério da Saúde, UnB e USP.

Serviço:
Conferência Redes de Políticas Públicas no Brasil: problemas, balanços e perspectivas
Data: 19 de agosto
Horário: das 14h às 18h
Local: Sala 8, Escola de Governo em Saúde da Fiocruz Brasília (EGS) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 – Fiocruz Brasília.