Fiocruz lança o livro “Hésio Cordeiro: e a história da saúde no Brasil”

A Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz, lança o livro Hésio Cordeiro: e a história da saúde no Brasil.

Hésio de Albuquerque Cordeiro foi um médico, um professor, um pesquisador, um personagem sobre o qual muito se tem a dizer quando se trata de refletir sobre a trajetória da moderna saúde pública brasileira. Atraindo e articulando em seu entorno gerações de estudiosos e militantes pela reforma sanitária brasileira, Hésio produziu inquestionáveis contribuições à conformação, no âmbito acadêmico, da Saúde Coletiva brasileira. Sua atuação, igualmente, se estendeu ao terreno das políticas públicas, em um movimento que, na segunda metade dos anos 80, culminou na fundação do Sistema Único de Saúde (SUS).

No livro, a Casa de Oswaldo Cruz reúne três entrevistas realizadas com Hésio em momentos distintos de sua trajetória. Tal reunião envolve escolhas narrativas e metodológicas que serão apresentadas com maior detalhe mais adiante, mas, de modo geral, consiste num esforço de abordar a multiplicidade de um personagem com tantas frentes de ação importantes à história da saúde no Brasil. Além das entrevistas, apresenta uma linha do tempo, reunindo eventos que auxiliam à compreensão da ampla trajetória de Hésio Cordeiro.

O conteúdo desta obra e de outras obras da Fiocruz pode ser acessado no Repositório Institucional Arca: www.arca.fiocruz.br