Fiocruz realiza debates sobre comunicação, informação e democracia nos dias 29 e 30/9

Qual é o papel da comunicação e da informação para a democracia e o direito à saúde? Como garantir o direito à comunicação e à informação em saúde e nos espaços de participação social, como Conselhos e Conferências? De que maneira a intersetorialidade pode contribuir para a formulação de políticas públicas? Visando debater essas e outras questões o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) realiza o I Diálogo PenseSUS – Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, nos dias 29 e 30 de setembro de 2015, no campus Manguinhos da Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.365 – Pavilhão Haity Moussatché, Rio de Janeiro.

Idealizado como uma atividade preparatória da Fiocruz para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em dezembro de 2015, em Brasília, o I Diálogo parte do reconhecimento do direito à comunicação e à informação como fundamentais para se ter acesso ao direito à saúde e garantir a participação social na consolidação do SUS. Neste sentido, o evento reunirá diferentes atores sociais para promover um debate acerca de questões atuais que permeiam os direitos humanos e as políticas de saúde em sua articulação com a comunicação e a informação.

O I Diálogo PenseSUS é aberto a pesquisadores, gestores, estudantes, ativistas sociais, usuários dos serviços de saúde e demais interessados nas discussões no campo da comunicação, informação e saúde. Trata-se do primeiro de uma série de debates do site PenseSUS – A reflexão fortalece essa conquista (www.pensesus.fiocruz.br).

Na programação, está prevista uma conferência de abertura com o tema “Reflexão e perspectivas para a participação social em saúde”, além das mesas redondas sobre “Comunicação, informação e direitos humanos”, “Comunicação e informação em pauta” e “Descentralização, regionalização, articulação em rede e intersetorialidade nas políticas públicas”. Todo o evento será transmitido ao vivo, via internet.

Inscrições, programação completa e mais informações podem ser acessadas em http://portal.fiocruz.br/dialogospensesus. Os participantes receberão certificado eletrônico de participação.

Campanha: “Conte a história das Conferências de Saúde com fotos”
Paralelamente ao evento, o Icict lança a campanha “Conte a história das Conferências de Saúde com fotos”. O objetivo é reunir um mosaico virtual disponível no site, com imagens de diferentes momentos deste marco da participação social e da formulação de diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Se você já esteve em atividades de alguma Conferência de Saúde, seja nacional, seja estadual ou municipal e tem fotos, participe. Para colaborar com a campanha, basta enviar seus registros para o e-mail pensesus@fiocruz.br, com o nome do fotógrafo e ano da edição do evento, e ajude a ilustrar a trajetória das Conferências.

SERVIÇO

I Diálogo PenseSUS – Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde
Data: 29 e 30 de setembro de 2015, das 9h às 17h, com entrada franca
Local: Biblioteca de Manguinhos, Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.365 – Pavilhão Haity Moussatché, Manguinhos, Rio de Janeiro
Inscrições, programação completa e mais informações: http://portal.fiocruz.br/dialogospensesus