Fortalecimento da APS no estado do Goiás será prioridade

Brasília – “Fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o estado do Goiás é um dos desafios da Secretaria de Estado da Saúde”, afirmou o subsecretário da Saúde, Halim Antonio Girade, durante visita à sede do CONASS nesta sexta-feira (30).

Acompanhado da superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes Costa, Girade reuniu-se com o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, e com a gerente de Núcleos do Conselho, Rita Cataneli, para articular a realização do processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde, promovido pelo CONASS em alguns estados brasileiros com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde das secretarias com um  projeto de intervenção na organização da atenção com foco na APS.

“Nós viemos buscar a experiência do CONASS aproveitando o conhecimento que os técnicos desta instituição têm para fazer com que a APS no nosso estado seja também uma referência para todo o país” disse.

Ainda de acordo com ele,  Goiás já resolveu a questão da Atenção Hospitalar, principalmente da Média e Alta Complexidade (MAC), mas fortalecer a atenção no interior é uma decisão do secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela. “Hoje os nossos hospitais estão entre os melhores do país. Essa questão está resolvida principalmente na capital. O que temos de fazer agora é fortalecer o interior e isso se dá por meio do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em cada um dos municípios goianos”, observou.

Em fevereiro, a equipe do CONASS irá ao estado para sensibilizar e mobilizar as regionais de saúde, os Cosems e os profissionais das secretaria a fim de iniciar o processo no Goiás.

Clique aqui e saiba mais sobre o processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde realizado pelo CONASS.

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222-3000