Ceará – Fórum macrorregional discute Atenção Primária à Saúde

A Política Nacional da Atenção Básica e o papel da atenção primária como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde e coordenadora do cuidado estão no centro dos debates do Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde, que a Secretaria da Saúde do Estado realizou de segunda a quarta-feira, 27 a 29 de maio, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, das 8 às 18 horas.

O Fórum reuniu 370 participantes, incluindo secretários municipais de saúde, técnicos de nove coordenadorias regionais de saúde e de 66 municípios da Macrorregião de Saúde de Fortaleza e foi o primeiro dos quatro que serão realizados em cada uma das macrorregiões de saúde do Estado.

Em três dias de trabalhos, o Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde colocou em pauta o debate sobre Saúde na Família, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde na Família (NASF), Programa Saúde na Escola, Programa Academia da Saúde, Serviço de Atenção Domiciliar e Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Houve, ainda, exposições e debates sobre saúde do idoso, saúde do adolescente, saúde do homem, saúde da mulher, alimentação e nutrição, saúde da criança e saúde do adulto. O Fórum foi encerrado com a sistematização das discussões e os encaminhamentos.

De acordo com a política nacional definida pelo Ministério da Saúde, a atenção básica deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. A nova Política Nacional da Atenção Básica atualizou conceitos na política e introduziu elementos ligados ao papel desejado da atenção básica na ordenação das Redes de Atenção. Articulou, ainda, a atenção básica com importantes iniciativas do SUS, como a ampliação das ações intersetoriais e de promoção da saúde. No Ceará, em março deste ano, o governador Cid Gomes anunciou novos investimentos de R$ 25 milhões para reforçar a atenção primária à saúde nos municípios.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara