Funasa promove I Encontro Nacional de Educação em Saúde Ambiental

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai realizar, entre os dias 29 e 31 de outubro, o I Encontro Nacional de Educação em Saúde Ambiental. O objetivo do evento é nivelar o conhecimento dos técnicos da Instituição em todo o País e que atuam na área, e estabelecer diretrizes de atuação para 2013.

O encontro será realizado, em Brasília, e abordará três temas principais:
1) Fundamentações Teóricas e Metodológicas de Saúde Ambiental;
2) Práticas Setoriais na área de Educação em Saúde; e
3) Promoção da Saúde no cenário atual. Também estão previstas discussões sobre as diretrizes de trabalho da área na Fundação e, ainda, perspectivas de atuação para 2013.

De acordo com o chefe da Coordenação de Educação em Saúde Ambiental (Coesa/Desam), Onivaldo Coutinho, o evento é uma oportunidade de se agregar novos conceitos e aprimorar práticas. “A possibilidade de se discutir sobre saúde ambiental, que é um campo novo e está em fase de construção na Instituição, gera sempre uma expectativa muito positiva”, afirma.

As palestras serão ministradas por especialistas como os professores Patrícia Borja, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que falará sobre Indicadores de Saúde Ambiental como ferramentas para a Ação de Educação Ambiental; Eduardo Stolze, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que abordará o enfoque de Educação e Saúde; e Dora Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que discorrerá sobre Perspectiva da Saúde Pública com Foco em Educação.

Também estarão presentes no encontro, abordando temas de práticas setoriais, representantes da Agência Nacional de Água (ANA); do Ministério da Saúde, com o Programa Saúde da Escola; do Ministério das Cidades, com o Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social e Saneamento (PEAMSS) e, também, do Ministério do Meio Ambiente.

Evento: I Encontro Nacional de Educação em Saúde Ambiental
Data: 29 a 31 de outubro
Horário: Das 8h às 18h
Local: Hotel Nacional
Endereço: Setor Hoteleiro Sul – Quadra 01 – Bloco A – Brasília-DF

Fonte: Funasa