Gestores da SES avaliam metas e avanços da planificação no Conass

Goiás se destaca como o único Estado em que a Planificação da Atenção Primária é desenvolvida em todas as regiões. Processo deve avançar em 2024 com termo que prevê consultoria dos Hospitais Beneficência Portuguesa e Albert Einstein

Titular da SES-GO, Rasível Santos afirma que pretende dotar os municípios goianos de consultórios de telemedicina para fortalecer a Atenção Primária

A alta gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reuniu-se nesta quarta-feira (20/03) com representantes do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), em Brasília, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento do processo da Planificação da Atenção Primária no Estado. Embora tenha metas a serem alcançadas, Goiás se destaca no cenário nacional como o único estado no País em que a Planificação da Atenção Primária está sendo efetivada em todos os municípios.

O encontro contou com a participação do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, de gestores da SES-GO, da assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, e do assessor para Relações Internacionais do Conass, Fernando Cupertino de Barros, entre outras autoridades e especialistas no assunto. A planificação foi instituída no Brasil em 2004 e implantada em Goiás a partir de 2015. A partir de 2022, ganhou a parceria da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que apoia o Estado e municípios na organização dos processos assistenciais.

Telemedicina
O secretário Rasível Santos informou durante a reunião, que pretende dotar os municípios goianos de consultórios de telemedicina para fortalecer a Atenção Primária e assegurar um atendimento mais qualificado à população. A proposta, conforme disse, é que seja implantado um desses consultórios em cada área territorial com 16 mil habitantes. “Essa meta é viável para Goiás pelo fato de 80% dos municípios goianos terem menos de 20 mil habitantes”, pontuou.

Essas unidades devem contar com um profissional de enfermagem habilitado a esclarecer as informações do médico para o paciente, tendo em vista que grande parte dos idosos, por exemplo, têm dificuldades de compreender os termos e indicações clínicas.

O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, acentuou que a Planificação da Atenção Primária alcançou excelentes resultados em Goiás. O Estado foi a unidade da Federação que mais avançou, tanto no processo quanto na adesão dos municípios. “Fomos o único estado que implantou a planificação nas cinco macrorregiões, nas dezoito regiões concomitantemente, com 78% de cobertura do programa”, afirmou. Ele destacou ainda que Goiás também foi o único que implantou cinco linhas de cuidados: gestação, hipertensão, diabetes, sobrepeso e obesidade e saúde mental.

Regionalização
“Esse processo, que também apoia muito a regionalização da saúde, terá plena continuidade em 2024”, informa a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos. A SES-GO está finalizando um termo que prevê o prosseguimento da Planificação da Atenção Primária com a assessoria técnica de equipes do Hospital de Beneficência Portuguesa e do Hospital Albert Einstein, ambos de São Paulo. Essa parceria objetiva qualificar as equipes para organização dos processos de trabalho e das redes, nas 18 regionais de saúde, com um apoio importante nas capacitações, no andamento do processo e na execução do projeto no Estado.

A assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista, assinala que o processo da planificação deve avançar ainda mais com a integração da atenção primária à rede especializada, composta pelas seis Policlínicas implantadas no Estado, e com a rede de urgência e emergência, a ser estruturada na atual gestão. “Discutimos a necessidade de fazer essa interligação. O secretário comprometeu-se a liderar esse processo para que a gente consiga avançar cada vez mais na organização das linhas de cuidado nas regiões do Estado,”, assinalou.

Maria José Silva e Aline rodrigues (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Fonte: SES/GO