Evento ministrado pela Fundação Dom Cabral integra um dos itens do Programa de Liderança Estratégica Sistêmica, voltado ao desenvolvimento da alta gestão

Gestores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participam, na segunda e terça-feira (13 e 14/10) , do 2º Workshop do Programa de Liderança Estratégica Sistêmica, com o tema Tomada de Decisão em Ambientes Complexos.
O treinamento, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) – uma das mais renomadas escolas de negócios do país –, integra a trilha de desenvolvimento da alta gestão da SES-GO, com foco no fortalecimento das competências estratégicas e comportamentais das lideranças.
Desde fevereiro deste ano, o programa vem promovendo o aprimoramento contínuo da liderança na saúde pública estadual, estimulando a reflexão crítica, a integração de equipes e a busca por resultados sustentáveis para a população goiana.
Durante a abertura, o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou que o Programa de Liderança Estratégica Sistêmica é uma ação voltada à melhoria contínua da gestão e à qualificação dos profissionais que atuam em posições de decisão na SES-GO.
“Esse programa, conduzido pela equipe da Fundação Dom Cabral, oferece conteúdo, experiências e ferramentas que ajudam os gestores a eliminar vieses cognitivos e a desenvolver soluções mais assertivas e inovadoras”, ressaltou o secretário.
Ele enfatizou ainda que a tomada de decisão é um dos maiores desafios da liderança contemporânea, pois exige superar vieses pessoais e considerar múltiplas perspectivas.
“Fortalecer as lideranças é essencial para que possamos gerir com eficiência, pensamento crítico e agilidade, dando respostas rápidas às demandas da sociedade”, pontuou Rasível Santos.
O workshop foi conduzido pelo professor Vinícius Müller, consultor e docente da Fundação Dom Cabral, que apresentou aos participantes conceitos e práticas sobre pensamento crítico e processos decisórios em contextos complexos. Por meio de estudos de caso e análises de situações reais, os gestores foram estimulados a refletir sobre desafios enfrentados por outras organizações e a aplicar metodologias que favorecem decisões mais estratégicas e sustentáveis.
O Programa de Liderança Estratégica Sistêmica é coordenado pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GEDP), por meio da Coordenação de Rede de Capacitação, Carreiras e Desenvolvimento Profissional (C3DP), vinculada à Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (SESG).
—
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto) / Comunicação Setorial – SES-GO