Gestores estaduais de saúde reúnem-se em Brasília

Gestores reuniram-se para debater os temas pautados na CIT

Nesta quarta-feira, em Brasília, aconteceu a 5ª assembleia do Conass com a participação dos secretários estaduais de saúde que debateram os temas levados para pactuação na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A proposta de Ação de Multivacinação do Ministério da Saúde foi apresentada aos gestores pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Eder Gatti que trouxe informações sobre as estratégias diferenciadas traçadas pelo Grupo de Trabalho da Vigilância em Saúde. “Sabemos que não dá para esperar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. Por isso definimos que será feito um planejamento diferenciado na ponta, além da transferência de recursos para estados e municípios e da concentração de esforços em áreas onde o problema é maior”, afirmou.

Para aplicar o planejamento diferenciado na ponta, o diretor explicou que será utilizada uma metodologia apresentada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), que consiste na vacinação de alta qualidade e no microplanejamento pelo município a partir do diagnóstico da sua realidade.  Para isso serão realizadas oficinas por uma equipe nacional, compostas por profissionais das Secretarias de Vigilância em Saúde e Ambiente, de Atenção Primária à Saúde e de Saúde Indígena. “Já iniciamos esse trabalho no Amazonas e no Acre e nossa ideia é chegar em todas as regiões do País. Neste processo esperamos que os estados montem equipes estaduais que, junto com a nossa equipe nacional, realizem essas oficinas de implantação do microplanejamento para o município”.

A Proposta de revogação da Portaria nº 3.588/17 e o estabelecimento do cronograma de discussão para reordenamento dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial foi apresentada pelo assessor Departamento de Saúde Mental, Marcelo Kimati, que abordou as perspectivas para o reordenamento da legislação da política de saúde mental.

Já o modelo de financiamento da Terapia Renal Substitutiva foi apresentado pelo assessor da Secretaria de Atenção à Saúde, Aristides de Oliveira.

A reunião também teve como pauta a inclusão de serviços digitais na portaria do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, a distribuição do estoque federal de medicamentos de intubação orotraqueal e as propostas de critérios simplificados para habilitação dos serviços de alta complexidade em Cardiologia, Neurologia e Traumatologia-Ortopedia.

 Acesse aqui as fotos da reunião.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000